BBB 22: Faz mal comer 12 ovos por dia? Especialista responde

Alimentação Bem-estar
01 de Fevereiro, 2022
BBB 22: Faz mal comer 12 ovos por dia? Especialista responde

O gerente comercial Rodrigo Mussi é um dos participantes do BBB 22 mais ativos no jogo. Sempre buscando alianças e querendo determinar estratégias, suas ações costumam gerar atritos com algumas pessoas dentro da casa. Além disso, antes mesmo de entrar no programa, ele já despertava a curiosidade dos espectadores, mas por conta da sua alimentação: ele afirmou comer 12 ovos por dia. Será que esse hábito é saudável?

Benefícios do ovo

Versatilidade é a palavra que resume o ovo, utilizado em vários tipos de receitas. Contudo, as vantagens não param por aí, é claro. Antes visto com maus olhos pela possibilidade de estar ligado ao aumento dos níveis de colesterol, o ovo agora se destaca por oferecer benefícios para a saúde:

  • Ajuda no desenvolvimento muscular: essa vantagem é atribuída ao alto teor de albumina, um tipo de proteína encontrado principalmente na clara do ovo, cuja biodisponibilidade é alta;
  • Gema é fonte de nutrientes: ômega-3, vitaminas B12, D, E e K, proteínas, antioxidantes e muitos outros micronutrientes habitam a gema do ovo;
  • Protege a saúde cardiovascular: o ômega-3 ajuda a manter as funções do coração saudáveis por meio do controle do colesterol no sangue. Da mesma forma, a colina, outra substância encontrada no alimento, que pertence ao complexo B de vitaminas, ajuda a quebrar a homocisteína, um componente associado a doenças cardíacas;
  • Ajuda a controlar a fome: o motivo são as proteínas que garantem maior tempo de saciedade após a refeição;
  • Melhora a memória e a integridade do sistema nervoso: as vitaminas do tipo B, em especial a B12, atuam diretamente nas sinapses do sistema nervoso, na manutenção dos neurônios e na reparação do DNA. Para gestantes, é um alimento essencial, que age na formação das funções cerebrais e do sistema nervoso do bebê.

Leia também: Dieta da Bárbara Heck: Suspeita de transtorno alimentar no BBB 22

Afinal, faz mal comer 12 ovos por dia?

De acordo com a nutricionista Juliana Vieira, depende! Atletas de alto rendimento, por exemplo, que gastam milhares de calorias por dia nos treinos e precisam ingerir muita proteína para favorecer o ganho de massa muscular, podem até apostar no ovo em grandes quantidades. Mas, mesmo eles, não devem fazer isso sem o acompanhamento nutricional adequado.

Já a ideia de que a gema contém muito colesterol e, portanto, poderia fazer mal à saúde, já foi contestada por alguns estudos. “Pesquisas mostram que o colesterol presente em alimentos naturais representa um baixo risco à saúde”, explica a especialista.

Contudo, é claro que a forma de preparo também conta. O ideal é priorizar métodos como o cozimento em água e evitar a fritura em óleo — que é rica em calorias e gorduras. “E embora o ovo seja um alimento saudável, ele também possui calorias. E, por isso, quem quer perder peso deve consumi-lo com moderação”, afirma a nutri. Segundo ela, o recomendado, nesse caso, geralmente varia de um a três ovos por dia, intercalando com outras fontes (também boas) de proteínas.

Fonte: Juliana Vieira, nutricionista.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!