Gema de ovo no cabelo. Saiba se funciona

Alimentação Beleza Bem-estar
10 de Fevereiro, 2020
Gema de ovo no cabelo. Saiba se funciona

Não é novidade que gema de ovo é repleta de nutrientes e proteínas, como biotina, folato, vitamina A e vitamina D. E os nutrientes que estão naturalmente contidos em uma gema são os mesmos que são essenciais para manter cabelos saudáveis ​​e brilhantes. Assim, há quem aplique a gema de ovo no cabelo como um tratamento para queda de cabelo, fios quebradiços ou para tentar fazer com que as madeixas cresçam mais rapidamente. Mas, será que funciona?

Gema de ovo no cabelo: Mito ou verdade?

Para entender como a gema ajuda a saúde capilar, primeiro é preciso discutir o que contribui para problemas comuns de cabelo. Dieta pobre, tratamentos químicos excessivos, estresse oxidativo do ambiente e calor de secador e chapinha podem ser alguns dos fatores que contribuem negativamente para a aparência da cabeleira.

Gema de ovo pode ajudar o cabelo a resistir a danos externo

A gema  é rica em vitaminas que podem tornar o cabelo mais resistente aos diversos danos. Ela pode ser especialmente útil devido à combinação única de vitaminas encontradas em sua composição. Vitaminas A e E, biotina e folato são apenas alguns dos nutrientes associados ao crescimento de fios saudáveis.

Gema de ovo e o crescimento capilar 

Portanto, aplicar gema de ovo no couro cabeludo pode infundir vitaminas na raiz do cabelo. Isso significa que o novo cabelo ficará mais forte e menos propenso a quebras. Quando seu cabelo não cai tanto, fica mais cheio. Assim, pode parecer que está crescendo mais rápido.

https://www.youtube.com/watch?v=ewI9rqGsTG4

Como usar gema de ovo para beneficiar o cabelo

Máscara capilar

Você pode fazer uma máscara usando gema de ovo e azeite de oliva para obter benefícios para o cabelo. Também é possível usar apenas um ovo cru inteiro sem misturá-lo como tratamento hidratante profundo.

Na dieta

É possível incorporar mais ovos na dieta como forma de obter mechas mais saudáveis. Comer ovos no café da manhã pode melhorar a nutrição, fornecendo proteínas, vitaminas do complexo B e folato. Assim, quanto melhor você nutrir seu corpo, melhor será o seu cabelo.

Leia também: Biotina ajuda no crescimento do cabelo?

Suplementação

Existem pílulas no mercado que são versões destiladas de proteínas da gema de ovo. Você pode experimentar estes suplementos para obter acesso a esses nutrientes sem comer gemas ou usar uma máscara capilar. Mas, as evidências sobre o uso desses suplementos não são comprovadas. 

Riscos em contraindicação

Usar gema de ovo no cabelo é um tratamento de baixo risco. Porém, existem alguns efeitos colaterais em potencial. Assim, se você tem alergia a ovo, não use gema de ovo na cabeça, nem como tratamento tópico. Da mesma maneira, quem está consumindo ovo em grandes quantidades precisa se lembrar que trata-se de um alimento rico em colesterol. Embora comer um ovo por dia não atrapalhe a saúde, ingerir grandes quantidades pode ser prejudicial para quem tem alto risco de doença cardíaca ou diabetes.

Por fim, usar gema de ovo no cabelo pode exigir várias semanas de tratamento consistente para obter resultados. Embora não funcione para todos, é uma maneira simples e barata de tratar as madeixas que pode valer a pena experimentar.

Leia também: Ficar um tempo sem esmalte faz bem para a saúde das unhas?

Proteja seus lábios no frio

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

10 benefícios da banana que provavelmente você não conhece (mais receitas)

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

mulher fazendo o exercício peck deck na academia
Bem-estar Movimento

Peck deck (voador): o que é, para que serve e como fazer o exercício

Entenda quais músculos o peck deck aciona, como executar corretamente e quais exercícios podem substituí-lo nos dias mais cheios da academia

perda muscular
Bem-estar Movimento Saúde

Perda muscular compromete a recuperação do paciente  

A sarcopenia, a perda de massa muscular e da força, aumenta o risco de complicações em diversos quadros