Dieta da Bárbara Heck: Suspeita de transtorno alimentar no BBB 22

Alimentação Bem-estar Equilíbrio
31 de Janeiro, 2022
Dieta da Bárbara Heck: Suspeita de transtorno alimentar no BBB 22

Sensação de culpa, punição, horas sem comer e até “almoçar” um limão. Essas são algumas características da dieta da Bárbara Heck que tem deixado os participantes e telespectadores do BBB 22 em alerta. Ela ainda tem se alimentado apenas com ovos e frutas, e decidiu fazer jejum e passar muitas horas na academia após a última festa do líder por ter comido doces. Mas, será que a modelo tem mesmo algum tipo de  transtorno alimentar?

Dentro da casa, sisters como Brunna e Laís demonstraram preocupação com a alimentação rígida seguida por Bárbara. Durante uma conversa no quarto, Laís comentou que a participante “não come arroz, nem feijão e nem pão, só ovo e café”. Já Brunna respondeu que “ela vai acabar arranjando uma doença por besteira nesse corpo dela”. Na sequência, Laís, que é médica, concordou e classificou a dieta da Bárbara Heck como “perigosa”: “já falei para ela, mas não adianta”, finalizou. 

Mais tarde, Bárbara foi confrontada por Naiara Azevedo, que também se mostrou apreensiva com a alimentação da modelo. Como resposta, a participante do reality show chorou pedindo para ser deixada em paz, e que iria  “comer o que quer comer”

Dieta da Bárbara Heck x comida da xepa

Quem acompanha o BBB 22 sabe que o cardápio do reality show é dividido em dois: VIP, com variedade de alimentos e porções generosas; e xepa, que é muito mais restrito. Bárbara, que está no grupo da xepa, chamou a atenção desde o começo por ter dito que não comeria carne, feijão ou arroz e, portanto, os amigos deveriam “focar” nos ovos na hora de fazer as compras da semana. 

Em entrevista, a administradora dos perfis de Bárbara nas redes sociais minimizou as questões e afirmou que a modelo só gosta de limão mesmo.

Dieta da Bárbara Heck

Transtornos alimentares

Os transtornos alimentares são condições graves relacionadas a comportamentos alimentares persistentes que afetam negativamente a saúde física e mental. Mas, existem diversos tipos de distúrbios envolvendo a alimentação, sendo os mais comuns anorexia nervosa, bulimia nervosa e transtorno da compulsão alimentar.

O diagnóstico deve ser feito por equipe multidisciplinar, envolvendo nutricionistas, psiquiatras e psicólogos.Assim, apenas uma avaliação completa poderia confirmar se, de fato, Bárbara sofre de algum tipo de transtorno.

“As causas mais comuns dos distúrbios alimentares são baixa autoestima e insatisfação profunda consigo mesmo. Ou seja, a busca pelo peso ideal e o medo de engordar. Da mesma forma, há ainda sentimentos como fracasso, incapacidade e impotência diante do peso, do corpo e da alimentação”, explica o nutricionista Alan David Nicolau.

O nutricionista, assim como uma equipe multiprofissional formada por psicólogos e psicanalistas, são capazes de ajudar o paciente a reeducar a sua alimentação, apresentando os alimentos de forma positiva. Da mesma maneira, medicamentos antidepressivos podem ser úteis, especialmente se ocorrerem distúrbios como depressão e ansiedade

Por fim, os transtornos alimentares podem trazer consequências graves para a saúde, como problemas nos rins, no coração e até morte, já que pode haver falta ou excesso de nutrientes, dependendo do transtorno alimentar, o que pode interferir no funcionamento de alguns órgãos. 

Fonte: Alan David Nicolau, nutricionista graduado pelo Centro Universitário São Camilo e pós-graduado em fisiologia do exercício e treinamento resistido aplicados à saúde.

Referências: American Psychiatric Association. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders – DSM. 5 ed. Washington D/C, 2013

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher segurando pílulas de citrato de magnésio na mão
Alimentação Bem-estar Saúde

Magnésio citrato alivia prisão de ventre? Entenda

Magnésio citrato é indicado para o tratamento da constipação aguda, mas nem todo mundo deve consumi-lo. Entenda melhor

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?