BBB 22: Faz mal comer 12 ovos por dia? Especialista responde
O gerente comercial Rodrigo Mussi é um dos participantes do BBB 22 mais ativos no jogo. Sempre buscando alianças e querendo determinar estratégias, suas ações costumam gerar atritos com algumas pessoas dentro da casa. Além disso, antes mesmo de entrar no programa, ele já despertava a curiosidade dos espectadores, mas por conta da sua alimentação: ele afirmou comer 12 ovos por dia. Será que esse hábito é saudável?
Benefícios do ovo
Versatilidade é a palavra que resume o ovo, utilizado em vários tipos de receitas. Contudo, as vantagens não param por aí, é claro. Antes visto com maus olhos pela possibilidade de estar ligado ao aumento dos níveis de colesterol, o ovo agora se destaca por oferecer benefícios para a saúde:
- Ajuda no desenvolvimento muscular: essa vantagem é atribuída ao alto teor de albumina, um tipo de proteína encontrado principalmente na clara do ovo, cuja biodisponibilidade é alta;
- Gema é fonte de nutrientes: ômega-3, vitaminas B12, D, E e K, proteínas, antioxidantes e muitos outros micronutrientes habitam a gema do ovo;
- Protege a saúde cardiovascular: o ômega-3 ajuda a manter as funções do coração saudáveis por meio do controle do colesterol no sangue. Da mesma forma, a colina, outra substância encontrada no alimento, que pertence ao complexo B de vitaminas, ajuda a quebrar a homocisteína, um componente associado a doenças cardíacas;
- Ajuda a controlar a fome: o motivo são as proteínas que garantem maior tempo de saciedade após a refeição;
- Melhora a memória e a integridade do sistema nervoso: as vitaminas do tipo B, em especial a B12, atuam diretamente nas sinapses do sistema nervoso, na manutenção dos neurônios e na reparação do DNA. Para gestantes, é um alimento essencial, que age na formação das funções cerebrais e do sistema nervoso do bebê.
Leia também: Dieta da Bárbara Heck: Suspeita de transtorno alimentar no BBB 22
Afinal, faz mal comer 12 ovos por dia?
De acordo com a nutricionista Juliana Vieira, depende! Atletas de alto rendimento, por exemplo, que gastam milhares de calorias por dia nos treinos e precisam ingerir muita proteína para favorecer o ganho de massa muscular, podem até apostar no ovo em grandes quantidades. Mas, mesmo eles, não devem fazer isso sem o acompanhamento nutricional adequado.
Já a ideia de que a gema contém muito colesterol e, portanto, poderia fazer mal à saúde, já foi contestada por alguns estudos. “Pesquisas mostram que o colesterol presente em alimentos naturais representa um baixo risco à saúde”, explica a especialista.
Contudo, é claro que a forma de preparo também conta. O ideal é priorizar métodos como o cozimento em água e evitar a fritura em óleo — que é rica em calorias e gorduras. “E embora o ovo seja um alimento saudável, ele também possui calorias. E, por isso, quem quer perder peso deve consumi-lo com moderação”, afirma a nutri. Segundo ela, o recomendado, nesse caso, geralmente varia de um a três ovos por dia, intercalando com outras fontes (também boas) de proteínas.
Fonte: Juliana Vieira, nutricionista.