Azeite pode ser consumido sem moderação por quem quer perder peso?

Alimentação Bem-estar
08 de Setembro, 2022
Azeite pode ser consumido sem moderação por quem quer perder peso?

Quem está fazendo uma dieta com o intuito de emagrecer provavelmente precisou trocar a manteiga e alguns óleos (como os de cozinha e os de origem animal) por fontes mais saudáveis de gordura. O mais conhecido talvez seja o bom e velho azeite de oliva, cuja fama se dá devido a seus compostos benéficos para a saúde. Mas será que o azeite, se consumido sem moderação, engorda?

Benefícios do azeite de oliva

Bastante popular no mundo, o azeite de oliva é um ingrediente que não falta na culinária mediterrânea, considerada uma das mais saudáveis. Assim, sua principal característica é o fato de conter gorduras do bem, que desempenham diversas funções importantes no organismo:

  • O ômega-3, um tipo de ácido graxo (gordura), melhora o HDL (colesterol “bom”) e reduz os níveis de colesterol do tipo LDL (o “ruim”). Este último, em excesso, pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, pois se acumula nas artérias. Além disso, o ômega-3 ajuda a fortalecer o sistema imunológico, reforçando as defesas do organismo;
  • Rico em polifenóis, outros responsáveis por proteger o coração que também ajudam a prevenir o envelhecimento precoce. Há estudos que apontam que os polifenóis presentes no azeite de oliva podem melhorar a memória e outras funções do cérebro;
  • Protege a saúde do fígado: o azeite potencializa as funções de limpeza do fígado, o que atua no controle do metabolismo e no bom funcionamento de outros órgãos.

Leia também: Pode esquentar o azeite? Nutricionista desvenda mitos sobre o alimento

Azeite engorda?

Justamente por apresentar todas as vantagens citadas acima, muita gente acredita que o azeite emagrece. Mas é preciso ficar atento a essa afirmação. Afinal, o alimento é uma gordura que possui alta concentração de calorias.

“Isso quer dizer que há muitas calorias em uma pequena quantidade de produto. Para você ter uma ideia, cada grama de gordura carrega 9 cal. Enquanto isso, os carboidratos e as proteínas têm cerca de quatro cal/g”, ressalta a nutricionista Renata Mayer, consultora nutricional Da Magrinha.

Ou seja, apesar de não existir um único alimento que seja capaz de nos fazer perder peso ou engordar por si só, exagerar nas quantidades de azeite pode atrapalhar a dieta.

Isso porque, de acordo com a especialista, um dos principais pilares para o emagrecimento é o chamado déficit calórico — isto é, comer menos calorias do que gastamos diariamente. Então, mesmo que a sua alimentação seja composta sobretudo por itens saudáveis, se você consumi-los em excesso, provavelmente não atingirá o déficit desejado.

Portanto, o ideal é conversar com o seu nutricionista para entender qual a porção ideal de azeite para você. Geralmente, a recomendação gira em torno de uma colher de sopa por dia (seja para temperar saladas ou refogar alimentos).

Leia também: Cozinhar com azeite extravirgem preserva nutrientes dos alimento

Fonte: Renata Mayer (CRN 41459), nutricionista e consultora nutricional Da Magrinha. Formada pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós-graduada em Vigilância Sanitária dos Alimentos e Gestão de Pessoas (IMeN/FAMESP).

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Remada baixa
Bem-estar Movimento

Remada baixa: para que serve e como fazer?

Comum em treinamento de força, o exercício fortalece os músculos das costas, como o dorso e trapézio

elevação pélvica
Bem-estar Movimento

Elevação pélvica: como fazer, benefícios e substituições

A elevação de quadril, também chamada de hip thrust ou elevação pélvica, é o ótima para trabalhar glúteos e pernas

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela