Antocianina: Benefícios do antioxidante das frutas vermelhas
A antocianina é um antioxidante poderoso encontrado nas frutas vermelhas como morango, amora e framboesa. Além de promover ação anti-inflamatória no corpo, é essa a substância responsável pelas cores vermelha, azul e violeta nessas frutas. Ou seja, é também um corante natural.
Benefícios da antocianina
Ajuda a prevenir o diagnóstico de câncer
Além de agir como um anti-inflamatório natural, a antocianina também promove ação antimutagênica. O conceito de mutagenicidade consiste em substâncias que podem induzir mutações no homem que podem ser transmitidas, via células germinativas, para as gerações futuras ou evoluir e causar câncer.
Assim, alguns corantes sintéticos apresentaram potencial mutagênico e, por isso, tiveram seu uso proibido em alguns países. Entretanto, muitos corantes naturais testados, a exemplo da antocianina, apresentaram potencial antimutagênico em pelo menos um sistema-teste, como analisado por cientistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Leia também: Alimentos que ajudam a prevenir câncer de próstata
Fortalece a imunidade
A antocianina ajuda a manter a imunidade fortalecida e o organismo mais protegido. Não só, dificulta que inflamações prejudiquem o corpo. Em resumo, doenças inflamatórias podem atingir os mais diversos órgãos, inclusive o intestino e a pele (provocando o aparecimento de acne).
Pele jovem e saudável
Ao combater inflamações, a antocianina combate também a ação de radicais livres. Portanto, são os radicais livres que provocam o envelhecimento precoce da pele e consequentemente aparecimento de rugas e linhas de expressão. Desse modo, consumir frutas ricas nesse antioxidante é uma boa maneira de manter sua pele jovem e saudável por mais tempo.
Protege a função cognitiva
As funções cognitivas são divididas em: memória, atenção, linguagem, percepção e funções executivas. Assim, a antocianina beneficia especialmente a memória.
Leia mais: Alimentos que melhoram a memória