Como usar o amendoim para emagrecer
Conhecido por ser um delicioso petisco, o alimento é a escolha número um de muita gente para acompanhar a cerveja — ou qualquer outro drinque. Por isso, o amendoim leva a (injusta) fama de que engorda. Mas a verdade é que ele pode ser nutritivo e encaixar perfeitamente em um cardápio para a perda de peso, sabia? Inclusive, é possível usar o amendoim para emagrecer.
Recentemente, um estudo da Universidade Federal de Lavras revelou que o alimento acelera o metabolismo em 11%, fazendo com que o consumidor queime mais calorias. Pelo menos no dos roedores analisados. Mas, em seres humanos, a pesquisadora Sandra Bragança Coelho, autora da investigação, constatou que indivíduos com peso normal deixavam de beliscar depois de consumirem amendoim.
Como usar o amendoim para emagrecer
“Ele é um alimento rico em diversos nutrientes. Como gordura, proteína, vitaminas E e do complexo B e ômega-3. Por isso, pode trazer benefícios para o humor, para o fortalecimento muscular e para a proteção do feto durante o período gestacional”, diz a nutricionista Dayse Paravidino.
Isso sem falar nas vantagens para o sistema nervoso central, para a prevenção da anemia e para estimular a libido, ainda de acordo com a especialista.
Uma porção de 50 gramas de amendoim in natura (sem sal ou outros temperos), o equivalente a três colheres de sopa, contém:
- 303 calorias;
- 9,35g de carboidratos;
- 11,25g de proteínas;
- 27g de gorduras totais (dessas, 4,85g são saturadas);
- 3,9g de fibras;
- 188mg de sódio.
Por que dizem que amendoim engorda?
Bom, já deu para perceber que o alimento é bem calórico. Mas isso não quer dizer que ele não possa ser consumido por quem deseja emagrecer — afinal, ele traz benefícios para a saúde e contribui para a sensação de saciedade, uma vez que carrega muitas fibras.
A questão é que você deve acrescentá-lo no plano alimentar com moderação. Uma boa opção é a pasta de amendoim caseira, que pode ser combinada com frutas e iogurte em um delicioso lanche pré-treino, por exemplo.
“Há também as opções de farinha, torrado ou cru, doces, salgados e até bebidas. Contudo, apesar de muito saboroso, deve-se evitar excessos, usando-o em pequenas porções, levando sempre em consideração sua carga calórica”, recomenda a especialista.
Além disso, vale destacar que nenhum alimento, sozinho, tem a capacidade de promover o aumento ou a perda de peso. O que conta mais é o todo: ou seja, quão equilibrada é a sua alimentação no dia a dia.