Como fazer um almoço de páscoa saudável?

Alimentação Bem-estar
23 de Março, 2022
Como fazer um almoço de páscoa saudável?

Com a chegada da Páscoa, as expectativas de uma alimentação saudável são baixas. Além dos tradicionais ovos de chocolate, o almoço de domingo, com a família toda reunida, costuma ser repleto de pratos nada leves. Claro que o equilíbrio é a chave de tudo e, por isso, não é preciso deixar de comer alguma receita diferente ou recusar um ovo de colher durante o feriado. Mas que tal apostar, esse ano, em receitas mais leves para o almoço de Páscoa?

É possível sentir prazer e satisfação mesmo comendo pratos que não são cheios de frituras, extremamente calóricos e pouco nutritivos. Na verdade, optar por um peixe, como o bacalhau, e prepará-lo de uma forma especial para a data comemorativa, pode ser delicioso e saudável.

O almoço de Páscoa costuma ser planejado com antecedência. Para que não haja nenhum estresse no dia, ou que o almoço acabe em pizza, o melhor é ir ao supermercado com antecedência — sempre com uma lista de compras em mãos, para já garantir tudo o que precisa para a receita do domingo.

Almoço de Páscoa: Entrada

Caso você queira investir em uma receita mais rápida e menos elaborada para a entrada, a fim de dar ênfase ao prato principal, o aperitivo de pepino com cream cheese se mostra uma ótima escolha.

Sem chance de errar, as saladas são ótimas opções de entrada. A agridoce low carb é uma opção super nutritiva, com espinafre, queijo de cabra e pêssegos. Mas caso queira inovar, a salada quente com toque de balsâmico com certeza será inesquecível para os convidados.

Dadinhos de tapioca e bruscheta com tomate e manjericão também podem ser usados como entrada do almoço de páscoa.

Prato principal

O bacalhau, por exemplo, é uma ótima opção para essa ocasião. Ele pode ser preparado de diversas formas, costuma agradar a maioria e conta com uma série de nutrientes benéficos para a saúde, como: ômega-3, ômega-6, minerais e vitaminas A, E e D.

Veja algumas opções:

  • Escondidinho de bacalhau;
  • Suflê de bacalhau;
  • Salada de bacalhau;
  • Omelete de bacalhau e azeitonas pretas.

Caso você e a sua família sejam mais fãs do salmão, uma receita bem leve e super bem-quista é a de salmão grelhado com molho de maracujá. Leva 50 minutos para ficar pronto e rende 4 porções — se for pouco, basta alterar a quantidade de ingredientes conforme o número de pessoas.

Por fim, o risoto de camarão também é delicioso e deve agradar as visitas. 

Observação: Pela Páscoa ser uma das principais celebrações do calendário cristão, alguns adeptos da religião seguem costumes na época. Um deles é o de não consumir carne vermelha na sexta-feira santa — hábito estendido até o domingo em certos casos. Mas para aqueles que não têm tais crenças, é possível fazer pratos saudáveis com outros tipos de carne, ou até opções vegetarianas e veganas. Afinal, ninguém deve ficar de fora, certo?

Como fazer um almoço de páscoa saudável: Sobremesa

O domingo de páscoa é sinônimo de chocolate. Por isso, não tem como fugir das receitas com tal ingrediente.

Veja algumas opções de receitas:

mousse de chocolate
petit gateau
salada de frutas

Caso, ainda, você goste de se aventurar na cozinha, é possível preparar uma versão do ovo de páscoa bem mais saudável em casa. Para isso, é preciso de um pouquinho mais de tempo e disposição. Mas, no final, vale a pena, já que o valor é bem mais acessível, e, claro, a quantidade de calorias é bem menor.

Drinks

O vinho harmoniza bem com pratos feitos com peixe e frutos do mar, além de ser ótimo para datas comemorativas. Apesar de ser uma bebida alcoólica, ele conta com diversos benefícios. 

Já foi comprovado que o vinho (quando consumido sem exageros) protege a saúde cardiovascular, pode diminuir a probabilidade de um quadro de diabetes, faz bem para o cérebro e previne o envelhecimento precoce.

Especialistas defendem o consumo do vinho, principalmente o tinto seco, por causa de sua quantidade de açúcar inferior à versão suave. Outro ponto a favor do tinto seco é que seu processo concentra mais níveis de antioxidantes na composição. Por isso, o ideal é consumir até duas taças por dia de 125 ml. 

Para os que não consomem álcool, um suco de caju natural também orna bastante com as opções de entrada e pratos principais. Por fim, o licor de jabuticaba pode ser feito para harmonizar junto com o chocolate na hora da sobremesa.

Leia também: 8 hábitos essenciais para quem quer emagrecer com saúde (e cardápio!)

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!