6 alimentos que parecem veganos, mas não são

Alimentação Bem-estar
01 de Dezembro, 2021
6 alimentos que parecem veganos, mas não são

Mais do que uma forma de alimentação, o veganismo é um estilo de vida. Pessoas veganas não só não consomem alimentos de origem animal, como também não fazem uso de cosméticos e outros produtos testados em animais ou em que tenham gerado a exploração deles de alguma forma. Pense, por exemplo, em calçados feitos de couro animal ou em atividades de entretenimento que envolvam animais, como um circo. Por isso, é preciso ter cuidado: alguns alimentos parecem veganos, mas possuem ingredientes provenientes dos bichinhos. Saiba mais:

De acordo com a nutricionista Cynthia Maureen, o primeiro passo de alguém que deseja se tornar vegano é verificar o rótulo de informações de todos os produtos que consome. Buscar por etiquetas de “cruelty free” (“sem crueldade animal”), “não testado em animais”, ou o selo de certificação vegan é a maneira mais fácil de garantir que um produto é, de fato, vegano.

“É importante, além disso, conhecer os ingredientes, pois muitos podem ser oriundos de insetos ou derivados de origem animal, por exemplo: caseína (proteína do leite), albumina (proteína do ovo), corante carmim (extraído do inseto cochonilha), entre outros”, explica ela.

É por isso que, muitas vezes, pessoas veganas optam pela alimentação mais natural possível. Frutas, legumes, vegetais, leguminosas e cereais são naturalmente veganos, por isso, a taxa de erro é bem menor! No mais, ficar de olho na rotulagem e nos ingredientes é o que trará segurança na hora de comprar um novo produto no mercado.

Leia também: Como montar uma lista de compras vegana ideal

De qualquer maneira, vale ficar atento aos seguintes itens, que aparentemente são veganos — mas não são:

Alimentos que parecem ser veganos, mas não são

Cerveja

Importante confirmar no rótulo, mas algumas cervejas usam caseína e até claras de ovos na composição, além de ictiocola, uma substância derivada dos peixes.

Alimentos que só parecem veganos: Vinho

Assim como a cerveja, pode conter ictiocola ou caseína — apesar de ser uma bebida feita a partir da fermentação da uva.

Gelatina

Talvez você saiba, talvez não, mas a gelatina é um composto feito a partir do colágeno animal, principalmente dos bovinos. Tanto a gelatina, quanto os marshmallows e as balas de goma podem ser feitos com os mesmos ingredientes, por isso, atenção redobrada nesses casos!

Alimentos que só parecem veganos: Alimentos vermelhos

Suco em pó de morango? Duvide da presença do corante carmim, vindo do inseto cochonilha.

Mel

Parece óbvio, né? Mas o mel é um adoçante tão comum — e tão natural! — que pode passar despercebido. Mas o fato é que ele é derivado das abelhas e, portanto, não é um alimento vegano.

Alimentos que só parecem veganos: Produtos com ômega-3

O ômega-3 é uma substância muito utilizada no cuidado com a pele e o cabelo, por exemplo, mas é derivado dos peixes. Por isso, atenção aqui!

Fonte: Cynthia Maureen, nutricionista da Superbom.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!