Confira alimentos que mais geram intoxicação alimentar
A intoxicação alimentar é uma doença causada pela ingestão de água ou alimentos contaminados por bactérias (Salmonella, Shigella, E. coli, Staphilococus, Clostridium), vírus (Rotavírus), toxinas, parasitas ou fungos. Ela costuma gerar sintomas bem desagradáveis, como náuseas, vômito, diarreia, febre e mal-estar — e é mais perigosa em crianças, grávidas e idosos. Mas será que você consegue elencar quais são os alimentos que mais causam intoxicação?
Foi o que pesquisadores da Consumer Reports, uma organização sem fins lucrativos dos Estados Unidos, tentaram definir. Para isso, eles analisaram dezenas de itens comumente comprados em supermercados com base em quantos surtos, mortes e doenças eles causaram nos EUA entre 2017 e 2022.
Então, chegaram a uma lista com 10 produtos que foram responsáveis por mais de cinco mil casos de infecções estomacais e 200 milhões de unidades de recalls.
“Não estamos dizendo que as pessoas precisam evitar totalmente esses alimentos. Afinal, eles são geralmente seguros e muitos deles são, de fato, partes importantes de uma dieta saudável”, explicou Brian Ronholm, diretor de política alimentar do grupo.
Leia também: Manteiga de amendoim pode evitar alergias em bebês,
Alimentos que mais causam intoxicação, segundo relatório estadunidense
Folhas verdes
Folhas como alface, rúcula e couve provocaram 11 mortes e 4,3 milhões de casos de intoxicação alimentar nos EUA durante o período estudado. De acordo com os pesquisadores, isso se deu sobretudo por conta da lavagem desses alimentos com água contaminada.
Para evitar incômodos, o ideal é higienizar muito bem as folhas assim que você chegar do supermercado ou da feira — deixando-as de molho em uma solução de 1L de água e 1 col (sopa) de hipoclorito de sódio. Além disso, especialistas recomendam não consumir saladas em estabelecimentos duvidosos.
Queijos
Geralmente, leite não pasteurizado, queijos e derivados geram a chamada listeria. Trata-se de uma doença bacteriana que, em casos mais graves, pode até evoluir para uma meningite.
Portanto, priorize sempre queijos de boa procedência, atente-se ao prazo de validade deste alimento, armazene no interior da geladeira (e não na porta) e descarte o item a qualquer sinal de mofo e odor azedo.
Alimentos que mais causam intoxicação: carne moída
A carne moída causou duas mortes e 643 doenças relacionadas a ela desde 2017. A contaminação pode acontecer com o animal ainda vivo, ou então durante processos de manuseio, transporte e armazenamento.
Para minimizar os riscos, vale cozinhar muito bem a sua carne antes de consumi-la e não utilizar a mesma tábua e a mesma faca para manusear outros alimentos — isso pode proporcionar a chamada contaminação cruzada. Além disso, uma vez descongelada, ela não pode ser congelada novamente.
Aves
Uma doença causada pelo consumo de aves e ovos é a chamada salmonela. Ela diz respeito a uma infecção bacteriana muito comum em granjas lotadas e sujas.
Nesse caso, também é preciso cozinhar bem as carnes e os ovos antes de ingeri-los. E não lavar o frango antes de cozinhar — muita gente aposta na prática, mas ela aumenta as chances de contaminação cruzada.
Alimentos que mais causam intoxicação: cebola
Pode ser surpreendente, mas as cebolas foram as responsáveis pelo maior número de intoxicações alimentares da lista!
Aqui, as dicas são escolher muito bem os alimentos no mercado ou na feira (priorizando os que não têm machucados) e higienizar antes de consumir.
Mamão
Eles podem ser contaminados por meio de sistemas de irrigação pouco higiênicos ou até pela água das fábricas.
Para evitar problemas, aposte nas frutas inteiras e com a casca (evitando as que já vêm cortadas).
Pêssego
De acordo com os pesquisadores do relatório, isso acontece porque os pêssegos geralmente são cultivados perto de animais, o que aumenta o risco de bactérias entrarem em contato com o alimento.
Assim, as dicas de manuseio e consumo são as mesmas do mamão.
Alimentos que mais causam intoxicação: melão
Como as outras frutas da lista, o melão também pode ser contaminado através da água ou da manipulação errada do item.
Farinha
Por fim, um produto que pouca gente imaginaria é a farinha de trigo. O cereal pode ser invadido por bactérias ainda durante o seu crescimento nas plantações. Aí, quando moído, os micro-organismos não morrem e se misturam ao pó fino.
Uma boa dica é evitar massas cruas.