Manteiga de amendoim pode evitar alergias em bebês, aponta estudo

Alimentação Gravidez e maternidade Saúde
22 de Março, 2023
Manteiga de amendoim pode evitar alergias em bebês, aponta estudo

A fase da introdução alimentar pode ser um tanto desafiadora para os pais, já que é neste momento que se descobrem as possíveis alergias alimentares das crianças. Em especial, a alergia ao amendoim é uma das mais frequentes nessa fase. Contudo, um novo estudo da Universidade de Southampton aponta que dar manteiga de amendoim para bebês, de forma precoce, pode evitar as chances de  alergias futuras.

No Brasil, estima-se que cerca de 8% dos bebês tenham alergias alimentares. Desse modo, a reação nada mais é do que uma resposta de defesa do organismo a um alimento reconhecido como agressor. Como resultado, a criança pode apresentar sintomas como irritabilidade, coceira na boca ou lábios inchados. Em casos mais graves, a alergia alimentar também pode ser fatal. 

Manteiga de amendoim pode evitar alergias em bebês

Publicada no periódico Journal of Allergy and Clinical Immunology, a pesquisa indica que introduzir pequenas quantidades de manteiga de amendoim na rotina alimentar de bebês com idades entre 4 e 6 meses de vida pode gerar uma redução no número de alergias de cerca de 77%

Isso significa que a incluir o alimento enquanto o sistema imunológico está em desenvolvimento traz benefícios para o organismo do bebê, já que o seu organismo deixa de entender o alimento como um agressor.

manteiga-de-amendoim

Atualmente, a recomendação das autoridades de saúde é que os bebês não ingiram amendoim até os 3 anos de idade. Contudo, os pesquisadores indicam que essa recomendação deveria ser alterada para diminuir as chances de alergia alimentar. Nesse sentido, é necessário evitar alimentos inteiros ou picados para evitar o risco de engasgo e até mesmo asfixia. Portanto, o ideal seria introduzir o amendoim através da pasta ou em forma de manteiga.

Ainda segundo o estudo, bebês com eczema, que é um tipo de dermatose que aumenta as chances de alergia, devem começar a ter contato com a manteiga de amendoim já aos 4 meses de vida.

Como oferecer a manteiga de amendoim

Os pesquisadores da Universidade de Southampton apontam que a manteiga de amendoim pode ser dada ao bebê juntamente com o leite materno em pequenas doses. Contudo, antes mesmo de iniciar essa prática, os pais devem começar a introduzir algumas frutas ou vegetais na rotina do bebê para então incluir a manteiga. 

O recomendado, segundo o estudo, é oferecer cerca de 3 colheres de chá de manteiga de amendoim por semanas. Se o bebê reagir bem à introdução, o hábito pode ser mantido por anos já que é um alimento rico em minerais como o magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre e manganésio.

Por se tratar de um estudo inicial, antes de aderir a manteiga de amendoim, vale procurar consultar o pediatra do bebê durante as consultas de rotina.

Veja também: Frutos do mar para bebês: Saiba como e quando oferecer

Afinal, como saber se o meu filho está pronto para alimentos sólidos?

Para se preparar para a fase da introdução alimentar, é importante analisar alguns indicadores que o seu bebê já pode começar a receber alimentos sólidos. Nesse sentido, é necessário que a criança já tenha postura e consiga se manter sentada, firme e com coordenação motora entre mãos, olhos e boca. Além disso, outras dicas podem ajudar a avaliar se o bebê está pronto, são elas:

  • Frequentemente, o bebê leva objetos à boca;
  • Explora objetos com a boca e com a língua;
  • Demonstra interesse pela comida dos pais;
  • Consegue se sentar com mínimo de apoio;
  • Diminuição do reflexo de protrusão com a língua;
  • Inicia o movimento de pinça com as mãos.

Referência: Journal of Allergy and Clinical Immunology

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

escolher travesseiro
Bem-estar Saúde Sono

Saiba o que é importante na hora de escolher o melhor travesseiro

Aprenda a escolher o melhor produto para dormir melhor

prato conhecido como costelinha de milho, geralmente feito na air fryer
Alimentação Bem-estar Receitas

“Costelinha” de milho na air fryer fica uma delícia!

Apesar do nome "costelinha", o preparo é vegano -- o milho é o principal ingrediente, e fica pronto em poucos minutos na air fryer

curar a gripe rápido
Saúde

Estratégias para curar a gripe mais rápido

Beber água e descansar são algumas das medidas para curar a gripe rápido; veja outras estratégias eficazes