Alimentos que enfraquecem a imunidade
Nunca se falou tanto na importância do sistema imunológico como nos tempos atuais, por conta do coronavírus. E, assim como uma dieta saudável é capaz de fortalecer esse sistema, existem alimentos que enfraquecem a imunidade, podendo, assim, abrir as portas do organismo para diversos problemas de saúde.
Basicamente, o sistema imunológico é uma estrutura complexa formada por órgãos, tecidos e células que atuam no combate aos invasores externos. Assim, esse conjunto de guardiões é responsável por promover a imunidade, ou seja, o equilíbrio do organismo a partir de uma resposta coordenada aos ataques patogênicos (bactérias, vírus e outros micro-organismos).
Leia mais: Coronavírus e a alimentação: Principais dúvidas
Alimentos que enfraquecem a imunidade
Açúcar
Açúcar é um vício para muitos – e doces são verdadeiras tentações. Contudo, o consumo rotineiro e excessivo de alimentos açucarados pode ser maléfico para a imunidade. Evitar o constante consumo desse ingrediente pode evitar que o corpo sofra com processos inflamatórios, por vezes decorrentes do excesso de sacarose no organismo.
Uma maneira eficiente de diminuir seu consumo de doces e fortalecer a imunidade é adicionar mais frutas à dieta, em especial as frutas vermelhas, ricas em antioxidantes e de forte ação anti-inflamatória.
Leia também: Por que você sente compulsão por doces?
Refrigerante
Além de conter grande quantidade de açúcar, o refrigerante também é repletos de sódio, corantes e aditivos artificiais. Por isso, a bebida é capaz de provocar reações inflamatórias que tornam o organismo mais suscetível à doenças e infecções. Não só, refrigerantes são considerados “calorias vazias”, pois não possuem nutrientes que beneficiam a saúde.
Leia também: Consumo de refrigerante pode levar à morte prematura
Bebidas alcoólicas
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define como consumo excessivo de álcool oito doses ou mais por semana para mulheres, e 15 para homens. Os especialistas em saúde concordam que o hábito pode enfraquecer o sistema imunológico.
“O álcool pode alterar muitas das funções normais de promoção da saúde do corpo. De fato, vários estudos mostraram que o consumo de bebidas alcoólicas tem consequências negativas para a saúde e pode suprimir o sistema imunológico”, reitera Ellen F. Foxman, patologista e professora de imunobiologia na Escola de Medicina da Universidade de Yale, uma das mais prestigiadas dos Estados Unidos.
Leia mais: Bebida alcoólica pode baixar a imunidade?
Frituras
Frituras são um exemplo de alimentos que enfraquecem a imunidade. Sua grande quantidade de gordura é prejudicial para o sistema imunológico e pode acarretar em inflamações no organismo. O mesmo vale para fast food, notoriamente maléfico para a saúde e diretamente relacionado ao aumento dos casos de obesidade no mundo.