Como incluir alimentos novos no cardápio para diversificar a dieta

Alimentação Bem-estar
27 de Maio, 2020
Como incluir alimentos novos no cardápio para diversificar a dieta

Bolachas, bolos, doces, refrigerante e frituras. Se desde pequeno, você não gosta de determinados alimentos e prefere aqueles menos saudáveis, está na hora de rever seus hábitos. Isso porque comidas gordurosas, açucaradas e cheias de corantes e outros ingredientes artificiais podem ser gatilho de problemas de saúde graves, como obesidade e colesterol. Especialmente para quem está de dieta e busca emagrecer, incluir alimentos novos no cardápio faz toda a diferença, já que uma grande variedade de frutas, legumes, verduras e grãos integrais conferem os nutrientes essenciais à saúde sem comprometer a perda de peso. 

Caso a primeira experiência ao provar um novo alimento não for positiva, não desanime. Às vezes, é preciso se habituar aos novos sabores. Para ajudar nessa tarefa, veja algumas sugestões abaixo para diversificar a dieta

Preparações diferentes

Existem inúmeras formas para se preparar um mesmo alimento. Por isso, teste todas elas até encontrar uma que agrade.  Por exemplo, a cenoura, pode ser feita cozida, refogada, ralada crua, com o arroz, em saladas e sanduíches.

Seja criativo

Aprenda a preparar alternativas interessantes que agrade. É possível realizar inúmeras receitas como sopas, pães, bolos, quiches, suflês, sucos, purês, com o mesmo alimento que ainda não está habituado a consumir.

Leia também: Pequenos hábitos para controlar a ansiedade e emagrecer

Mais de uma vez

Comece aos poucos incluindo alimentos novos que não está acostumado a consumir. Dessa forma, aos poucos, o paladar se adapta e se abre para um universo de novos sabores. Em seguida, aumente a quantidade e frequência do consumo.

Alimentos sazonais

Aproveite os alimentos que estão na época para descobrir ingredientes e receitas diferentes. Além disso, esses alimentos apresentam preços melhores e são mais saborosos quando estão dentro da estação.

Temperos

Os temperos naturais realçam o sabor do prato e apresentam uma alternativa saudável para substituir o excesso no uso de sal. Portanto, experimente condimentos e especiarias diferentes, como cúrcuma, orégano, manjericão, alecrim e tomilho que, antes de mais nada, são recheados de nutrientes e conferem inúmeros benefícios à saúde. 

Leia também: Substituições simples na alimentação que ajudam a emagrecer

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva

dieta OMAD
Alimentação Bem-estar

Dieta OMAD é segura? Conheça a versão extrema do jejum intermitente

A dieta OMAD leva a metodologia do jejum intermitente ao extremo