Pequenos hábitos para controlar a ansiedade e emagrecer

27 de maio, 2020

A ansiedade já faz parte da nossa rotina, e o excesso dela pode comprometer o bem-estar. Além disso, estar ansioso é um dos principais vilões da dieta. Como manter o foco, controlar a ansiedade e emagrecer se o cenário de preocupação intensa direciona para a compulsão alimentar e para a vontade constante de beliscar e de atacar a geladeira?

Quando você está tenso, seu sistema produz adrenalina e cortisol, dois hormônios relacionados ao estresse. Níveis elevados desses hormônios enganam o sistema, que pensa estar sob ataque e com necessidade de energia. Além disso, o estresse reduz os níveis de serotonina do cérebro, o que pode fazer você sentir mais fome. No entanto, há uma série de hábitos saudáveis que podem contribuir para controlar a ansiedade e atingir os objetivos de perder peso. Confira: 

Dê atenção à alimentação

Descontamos a ansiedade de diversas formas. Portanto, ao iniciar uma refeição, preste atenção na alimentação, coma devagar e mastigue bem os alimentos. Isso proporcionará uma maior sensação de saciedade. Também é importante se afastar de distrações, como celular e televisão. 

Descubra se seu peso está saudável Em minutos, você saberá se seu peso atual é saudável, com a ajuda grátis da Vitat.

Doces

No momento da ansiedade, muitas pessoas apelam para os doces. Se essa vontade for grande, opte por receitas alternativas, de doces mais saudáveis.

Pratique exercícios físicos

Eles ajudam a reduzir o estresse e a controlar a ansiedade, aumentam a resiliência emocional, melhoram o equilíbrio de hormônios e neurotransmissores e ajudam a manter o peso corporal adequado.

Desvie o foco

Desvie o foco da comida e busque fazer outras atividades, como ouvir música e assistir a um filme. Assim, tenha sempre uma alternativa para deixar o alimento de lado e relaxar. 

Não pule refeições

Pois este hábito altera a glicemia e provoca mais compulsão na refeição seguinte.

Beba chá

Os chás que contêm substâncias sedativas suaves também ajudam no autocontrole. Dê preferência para melissa, camomila e erva doce. O maracujá também possui propriedades calmantes, tanto a fruta como suas folhas.

Leia também: Por que queremos comer mais durante a quarentena?

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.