Substituições simples na alimentação que ajudam a emagrecer

26 de maio, 2020

Se você deseja emagrecer, mas não sabe por onde começar, saiba que pequenas substituições simples na alimentação do dia a dia podem fazer a diferença na balança. Assim, com trocas inteligentes e sem grandes sacrifícios, é possível tornar a dieta mais saudável – e vocês, mais leve. Portanto, na hora de escolher o que comer, aposte nessas substituições: 

Substitua o pão francês e o pão branco pelo pão integral

Pães integrais possuem mais fibras, vitaminas e minerais. Além disso, trabalham para um melhor funcionamento do intestino e dão maior sensação de saciedade. Faça o mesmo com o macarrão, substituindo a massa normal pela integral. 

Troque óleos vegetais por azeite

Em vez de soja, milho ou canola, escolha o azeite. Ele é praticamente isento de gordura saturada e contém, além da gordura monoinsaturada, altas concentrações de vitamina E, betacaroteno e polifenóis. Essa associação de compostos é responsável por sua ação antioxidante e anti-inflamatória no organismo. 

Leia também: Dicas para não desistir da dieta durante a quarentena

Vá de chocolate amargo

Se você é do time que não dispensa um docinho, especialmente chocolate, que tal experimentar a versão 70% cacau no lugar do chocolate ao leite? É uma mudança simples muito mais saudável e que continuará sendo muito saborosa.

Troque farinha branca por farinha de amêndoas, castanhas ou nozes

A farinha branca engorda e traz riscos de obesidade, compulsão alimentar, diabetes e doenças crônicas, além de prejudicar o funcionamento do intestino. Já as versões feitas com oleaginosas contém mais fibras, que auxiliam no processo de digestão e fazem com que se sinta saciado por mais tempo. Elas também são alternativa para quem segue uma dieta low carb ingerir pães, bolos e diversas outras receitas

Alterne as bebidas

Quem quer ser saudável precisa deixar o refrigerante de lado. Os refrigerantes zero, light e diet se tornam a primeira opção de muita gente que busca emagrecer. Porém, ao contrário do que se pensa, a alternativa à versão tradicional da bebida está longe de ser uma opção menos saudável – e não são poucos os estudos que comprovam essa afirmação. Portanto, dê preferência aos chás, sucos naturais e, claro, muita água.

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.