Alimentos detox para desinchar o corpo
Um dos efeitos mais prejudiciais após o consumo alimentar excessivo em calorias, sódio, gorduras, bebidas alcoólicas e carboidratos das festas de final de ano é a retenção de líquidos – o famoso inchaço. Ele é causado pelo acúmulo de água entre as células do corpo, mecanismo esse que altera permeabilidade vascular e o sistema circulatório. Com isso, favorece o surgimento de edemas e celulite.
“A falta de hidratação potencializa este efeito do inchaço corporal, que pode ficar evidente nas pernas, pés, mãos, rosto e região abdominal. Além disso, causa falha na eliminação de toxinas do corpo, gerando bloqueios do metabolismo energético”, explica a nutricionista Leticia Manduca, de São Paulo, autora do livro “100 Receitas Detox para Emagrecer com Saúde”.
“Dessa maneira, o encarregado de ativar esse sistema diurético são os rins. Eles precisam diariamente de mais de 300 ml de água para garantir seu bom funcionamento”, complementa a especialista.
Porém, a boa notícia é que alguns alimentos possuem propriedades diuréticas. Ou seja, aumentam o fluxo de urina e renovam os fluidos do corpo – os chamados alimentos detox.
Assim, os alimentos detox ajudam no funcionamento renal pela composição de vitamina C, magnésio e potássio. Por isso, eles são ótimos para desinchar a barriga e, consequentemente, reduzir medidas.
Confira as dicas da nutricionista e saiba quais são os melhores alimentos detox para combater o inchaço.
Alimentos detox: o passo a passo para desinchar
Para amenizar esses efeitos e promover uma drenagem de forma natural, a especialista recomenda algumas estratégias bem simples:
- Durante uma semana deve ser evitado o uso de sal, consumo de embutidos ou alimentos que contenham mais de 200 mg de sódio na porção. Da mesma maneira, é importante evitar ingerir carne de sol e de porco, bacalhau e peixes de água salgada.
- Consumir 2,5 litros de água por dia.
- Comer melancia, pois, a fruta é constituída basicamente de água e é uma grande aliada na eliminação das toxinas do corpo a partir do rim.
- Colocar melão no cardápio. Fonte de potássio e magnésio, que atuam favorecendo a função renal.
- Temperar os pratos com alho, que é fonte de potássio, além de salsinha e cebolinha, que contêm magnésio e potássio.
- Limão. A fruta tem efeito detox, ajuda a eliminar toxinas e melhora a digestão. Entre outras propriedades, ele é rico em vitamina C, o que faz com que fortaleça o sistema imunológico.
- Apostar no pepino. O vegetal tem enxofre e silício que aumentam a micção, estimulando os rins a remover o ácido úrico. Da mesma forma, é fonte de água e potássio e com baixo teor de sódio. Também o pepino inibe a produção de ácido nítrico e enzimas inflamatórias, reduzindo assim o inchaço.
- Chás. O consumo de 300 ml incentiva a redução de líquidos corporais ativando o sistema circulatório. As ervas mais eficazes são cavalinha, chá branco, chá verde, mate e hibisco.
“Por fim, com relação aos suplementos e fitoterápicos, os que mais possuem efeito diurético são alecrim, centella asiática, cavalinha e citrus aurantium e chlorella”, exemplifica Letícia. “Todos eles têm ação na celulite, gordura localizada e sistema circulatório”, finaliza.
Leia também: Frutas e vegetais diuréticos naturais que ajudam a desinchar