Alimentos da moda: Frutas e vegetais candidatos a virar tendência
Couve, abacate, goji berry…a cada nova temporada, uma fruta ou vegetal até então considerado comum desponta pelos benefícios à saúde comprovados em estudos, o que atrai a atenção do público geral e, claro, aumenta o interesse em consumi-lo. São os famosos alimentos da moda.
Assim, muitas dessas tendências destacam alimentos que têm sido populares em outras culturas por séculos. Eles podem parecer “novos”, mas definitivamente já existiam em outros lugares muito antes do Instagram.
Preparado para descobrir o que está na lista para se tornar a próxima obsessão mundial? Confira os candidatos a alimentos da moda:
Leia também: Alimentos com mais ferro que carne vermelha
Algas marinhas
Darren Seifer, analista do setor de alimentos e bebidas do instituto de pesquisa de mercado americano NPD Group, vê a popularidade desse vegetal marinho aumentando. Além de estar cada vez mais presente nas receitas de pratos de restaurantes considerados “da moda”, o ingrediente também é presença mais frequente em mercearias e supermercados em forma de petiscos naturais desidratados.
Ricas em minerais como cálcio, ferro e iodo, as algas podem também ser consideradas boas fontes de proteína, carboidrato e vitamina A.
Elas fazem bem à saúde e podem ser colocadas na salada, sopa ou mesmo no molho ou refogado, aumentando assim o valor nutricional dos vegetais. O alimento é ainda capaz de proteger o estômago contra gastrite e úlcera gástrica. Além disso, melhora a saúde do coração, desintoxica o organismo e até regula o metabolismo.
Jaca
Originária do Sudeste Asiático e conhecida de longa data no Brasil, a jaca foi por tempos renegada, caluniada por seu odor, mas vem ganhando seu lugar na cozinha e vira a rainha de pratos vegetarianos como substituta da carne.
Além de ser carregada de minerais e vitaminas, esse alimento é ideal para quem quer resolver problemas de digestão e ter uma alimentação mais saudável e equilibrada. Entre outros benefícios, a jaca contém um alto teor de vitamina C, que tem um elevado poder antioxidante, o que ajuda a neutralizar os radicais livres e além disso ajuda a reforçar o sistema imunológico.
Cogumelos
Os cogumelos não são tecnicamente vegetais, mas você normalmente encontra esse fungo comestível nessa seção de produtos. Funghi secchi, Portobello, shiitake e companhia caem cada vez mais no gosto dos estudiosos graças a suas virtudes nutricionais.
O crescimento do vegetarianismo e do veganismo é outra tendência que vem alavancando a venda de cogumelos. Eles são indicados como substitutos da carne por reunirem grandes quantidades de proteínas e aminoácidos que o organismo não consegue produzir, além de ostentarem um teor baixíssimo de gordura.
Entre outros benefícios, os cogumelos contêm pouquíssimas calorias e carboidratos, e possuem propriedades antioxidantes, além de estimular a imunidade.
Leia também: Superalimentos: O que são e como incluir no cardápio