Alimentos com carboidratos: Existe hora certa para comê-los?
Alimentos ricos em carboidratos se mostram polêmicos no meio da nutrição. Recentemente, com a participação de Arthur Aguiar e Jade Picon no Big Brother Brasil 22 , o assunto voltou a tomar conta das redes sociais. O ator chamou a atenção pela quantidade de pão que consome no programa, enquanto fora da casa, Maíra Cardi, sua companheira, reagiu de maneira negativa ao vê-lo comer tal alimento. Já a influenciadora digital Jade afirmou ter cortado os carboidratos de sua dieta. Vilões ou heróis, os carboidratos continuam fazendo parte das nossas vidas. Resta saber: existe hora certa para comê-los?
Há quem diga que consumi-los à noite não é uma boa ideia. Mas, na verdade, o importante é o que você come ao longo das 24 horas. Ou seja, uma fatia de pão antes de dormir não tem o poder de impactar de forma negativa o seu corpo caso você seja adepto a uma alimentação nutritiva e equilibrada.
Entretanto, existe, sim, um momento mais adequado para consumir carboidratos: no pré-treino. A ingestão desse grupo de alimentos auxilia no processo de hipertrofia, já que tal macronutriente é estocado na forma de glicogênio e funciona como combustível para oferecer energia ao corpo. Dessa forma, é extremamente importante adicioná-lo à dieta caso você esteja buscando ganhar massa muscular.
Alimentos com carboidratos: Quando comer cada um?
Carboidratos complexos, como aveia, granola, castanhas e batata-doce têm um efeito melhor quando consumidos antes de treinos longos e que requerem bastante força. Além deles, é interessante adicionar alimentos com proteína, como os ovos, frango, queijos e iogurtes.
Por outro lado, antes de treinos mais curtos e intensos, carboidratos simples e de rápida absorção são uma melhor pedida. Frutas, tapioca, geleia e água de coco se mostram boas opções.
Leia também: Qual a diferença entre carboidrato e glúten?
Café da manhã
Para aqueles que são adeptos ao exercício físico logo cedo, o café da manhã funciona também como o pré-treino. Por isso, é importante atentar-se às escolhas dos alimentos que farão parte do seu desjejum. Assim, veja algumas opções:
- Café com Leite (pode ser vegetal) + Pão com Requeijão ou Homus de Grão-de-Bico;
- Fruta com iogurte Natural + Oleaginosas/Sementes (amêndoas, castanha de caju, semente de girassol);
- Crepioca feita com ovos e tapioca;
- Vitamina feita com leite (pode ser vegetal), fruta e suplemento proteico;
- Panqueca de banana, ovo e aveia com pasta de amendoim.
Melhores alimentos com carboidratos
Além disso, é possível fazer boas escolhas e optar por alimentos bastante nutritivos, que trarão benefícios para o corpo. Dentro dos carboidratos, confira quais são mais recomendados:
- Arroz integral;
- Batata-doce;
- Macarrão integral;
- Mandioca;
- Cevada em grãos;
- Muesli (flocos de aveia, grãos, nozes, sementes e frutas secas).
Carbofobia
Apesar de todos os benefícios desses macronutrientes, algumas pessoas desenvolvem a carbofobia. Tal expressão se refere àqueles indivíduos que carregam um sentimento de terror relacionado aos carboidratos.
Muitas pessoas, comumente, associam o consumo de carboidratos com o ganho de peso. Por isso, elas fazem de tudo para fugir de alimentos ricos no tal macronutriente. Para aqueles que estão em um processo de emagrecimento, pode ser interessante reduzir o consumo de carboidratos e aumentar a ingestão, sobretudo, de proteínas e gorduras boas. Entretanto, não é preciso enxergar o carboidrato como um inimigo.
Na verdade, tal fobia pode trazer malefícios para a saúde mental e física do indivíduo. A culpa de comer um carboidrato pode se tornar perigosa e ocasionar transtornos alimentares, como bulimia e anorexia. Além disso, entrar na moda e realizar dietas low carb sem acompanhamento pode acarretar em um quadro de deficiência nutricional.
Por fim, uma opção para encontrar o equilíbrio sem cortar os carboidratos é substituir os refinados pelos integrais. Os profissionais da área recomendam consumir metade do consumo diário de carboidratos em grãos integrais.