Jade Picon fazia jejum todos os dias e tinha dieta regrada antes do BBB. Estratégia é saudável?

Alimentação Bem-estar
26 de Janeiro, 2022
Jade Picon fazia jejum todos os dias e tinha dieta regrada antes do BBB. Estratégia é saudável?

Os cardápios de alguns participantes do BBB 22 têm dado o que falar. Desta vez, o assunto foi a dieta da Jade Picon. Primeiramente, a influenciadora digital surpreendeu seus fãs ao aparecer devorando um pão com ovo na cozinha. Depois, ficou muito feliz ao contar que ia comer goiabada, doce típico dos brasileiros.

Os dois pratos estão presentes no dia a dia de muita gente. Mas, para Jade, eles eram bem incomuns. Isso porque em uma conversa na piscina, ela confessou que seguia uma dieta bem rígida antes de entrar no programa.

“Lá fora, a minha alimentação é muito regrada. Eu faço jejum de 16 horas todos os dias, só almoço e janto — mas como só salada e proteína”, disse.

Leia também: Dieta da Bárbara Heck no BBB 22

Dentro da casa, ela já tomou a decisão de que não vai seguir nenhum cardápio específico. “A galera deve estar se surpreendendo comigo, porque no meu dia a dia eu só como salada. Aqui, eu estou assim: três da manhã é goiabada, cream cracker com manteiga, leite ninho…. Eu prometi pra mim que não vou ter dieta aqui dentro. Eu vou comer porque sei que comer me faz feliz.”

Logo, as declarações da influenciadora levantaram muitas dúvidas: faz mal fazer jejum intermitente todos os dias? E cortar o carboidrato da janela alimentar, pode?

Leia também: Comer pão acaba com a dieta? Entenda por que Arthur Aguiar não deveria se preocupar

Dieta da Jade Picon: Jejum intermitente 16:8

Pedro Scooby também já havia falado que seguia o jejum intermitente de 16 horas — protocolo conhecido como 16:8. Mas o que é isso?

A estratégia alimentar conhecida como jejum intermitente é caracterizada por períodos alternados de jejum e de alimentação regular (a chamada janela alimentar), a fim de melhorar a composição corporal e a saúde geral.

No caso específico de Jade e Scooby, que adotam o método 16:8, a ideia é ficar 16 horas sem alimentação, e ingerir alimentos durante as 8 horas restantes. Durante a janela, é possível beber água e outros líquidos, como chás, sucos e café. Porém, não pode haver adição de açúcar ou adoçantes.

Dentre os benefícios da técnica investigados pela ciência, podem ser citados o emagrecimento, a redução do percentual de gordura corporal, a renovação celular, a diminuição das taxas de insulina no sangue e o menor risco de algumas doenças crônicas.

Leia também: Pedro Scooby faz jejum intermitente 18:6, conheça a prática

Contudo, é seguro fazer todos os dias?

A polêmica é muito discutida pelos especialistas. Alguns defendem que é possível fazer jejum intermitente todos os dias (se você não tiver condições que impossibilitem a prática, é claro). Afinal, nossos ancestrais já passavam longos períodos sem comer até conseguirem alimento por meio da caça e da coleta.

Outros profissionais, por outro lado, afirmam que não o ato não é o mais indicado. Isso porque é preciso ingerir todos os nutrientes necessários para uma vida saudável dentro da janela alimentar. O que é muito mais difícil conseguir se você pratica o jejum intermitente todos os dias, não é mesmo? Ainda mais se você só almoça e janta nas 8 horas em que pode comer, como Jade diz que faz.

E aí, se você adota o hábito diariamente, mas não tem um acompanhamento nutricional adequado, corre o risco de sofrer com deficiências nutricionais no futuro.

Leia também: Pele de frango faz mal? Especialista responde

Dieta da Jade Picon: “Só como salada e proteína”

Quando se escolhe fazer o jejum, tão importante quanto realizar os períodos de restrição de alimentos, é escolher muito bem o que irá comer durante a janela alimentar para que a estratégia seja realmente benéfica e eficaz.

Isso porque de nada adianta passar horas sem comer, para depois exagerar no fast-food e nos industrializados. Por isso, é imprescindível uma ida ao nutricionista: ele saberá indicar as quantidades certas das suas refeições para que não ocorra o ganho de peso; assim como montar um cardápio com grupos alimentares variados para garantir a ingestão de todos os nutrientes essenciais para a saúde.

Ou seja, na dúvida, pergunte ao seu médico ou a um especialista de confiança. O que pode funcionar para a Jade, pode não ser bom para você.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!