Alimentos mais potentes para a beleza do que nutricosméticos
Cabelos resistentes, pele lisinha, unhas fortes… existe um nutricosmético (ou pílula da beleza) para cada um desses problemas. Eles surgiram com o conceito de nutrir de dentro para fora por meio da ingestão de comprimidos ou sachês em pó, e são um grande aliado tanto pela sua eficiência quanto pela praticidade.
Embora esses suplementos sejam bons para a beleza, é importante não deixá-los fazer todo o trabalho e ainda obter os ingredientes essenciais para a saúde da sua dieta.
Comer bem e de forma saudável nem sempre é uma tarefa fácil. Mas, quem segue um cardápio equilibrado pode tirar proveito dos nutrientes – e o resultado positivo é sentido na beleza. Isso porque muitos alimentos do dia a dia, assim como as cápsulas, têm propriedade antioxidantes, são estimulantes de colágeno, fotoprotetores, redutores da pigmentação, da acne e melhoram a hidratação – de forma totalmente natural.
Leia também: Nutricosméticos: O que são e como funcionam
Conheça alguns itens que são verdadeiros colaboradores na hora de tratar unhas, pele e cabelos:
Cabelos
Carne vermelha
As vitaminas do complexo B presentes na carne são fundamentais para quem deseja que os fios cresçam rápido e de forma saudável, já que o nutriente atua na multiplicação celular”, explica a nutricionista Vanessa Losano.
Ovo
“Por ser rico em vitamina A, ele garante a melhora da elasticidade dos fios e diminui a oleosidade. Já o ácido fólico presente em sua composição ajuda a retardar o aparecimento de fios brancos”, completa Vanessa.
Morango
A fruta oferece vitamina C, que ativa a microcirculação sanguínea no couro cabeludo. Com sua ação, os fios crescem mais rápido, resistentes e menos sujeitos à queda, quebra e ao ressecamento.
Iogurte e leite desnatado
São abundantes em cálcio, que é um mineral importante para o crescimento dos cabelos. Ele atua estimulando a produção de enzimas que promovem a multiplicação celular, fortalecendo o bulbo capilar.
Pele
Oleaginosas
Castanhas, nozes, soja e amêndoas são recheadas de vitamina E e selênio, dois potentes antioxidantes. Elas ainda evitam o ressecamento, melhoram a elasticidade natural da pele e a hidratação.
Vitamina C
Alimentos como laranja, abacaxi, rúcula, couve e agrião garantem a produção de colágeno e auxiliam na cicatrização.
Linhaça
O consumo regular da semente deixa a pele mais hidratada e suave. A linhaça pode ainda melhorar o quadro de quem tem psoríase ou eczema, condições que ressecam a cútis e causam rachaduras.
Salmão
O peixe é riquíssimo em ômega 3, ácido graxo que ajuda a melhorar inflamações na pele. É também um excelente alimento no combate ao estresse, ansiedade e depressão.
Unhas
Folhas verdes escuras
“Deficiência de ferro deixa as unhas fracas. Portanto, vegetais como couve, brócolis e espinafre ajudam a fortalecê-las pela presença de ferro e ácido fólico”, explica a nutricionista Letícia Manduca, de São Paulo.
Lombo suíno
“A mais magra das carnes suínas é fonte de uma vitamina do complexo B, a biotina”, explica a especialista. O nutriente, presente em abundância nesse alimento, é vital para uma boa circulação e crescimento celular.
Chia e grão de bico
Ambos são indicados por serem repletos de cálcio. Segundo pesquisa do New England Journal of Medicine, quem ingere alimentos ricos nesse mineral com frequência nota suas unhas menos quebradiças e com menos saliências.
Leia também: Ficar um tempo sem esmalte faz bem para a saúde das unhas?