Nutricosméticos: O que são e como funcionam

Alimentação Beleza Bem-estar
05 de Agosto, 2019
Nutricosméticos: O que são e como funcionam

Conhecidos como “cápsulas da beleza, os nutricosméticos surgiram com o conceito de nutrir de dentro para fora por meio da ingestão de pílulas ou sachês em pó. Eles são substâncias que, por possuírem efeitos antioxidantes, reduzem a formação dos radicais livres no organismo e, por isso, previnem e tratam os processos de envelhecimento e danos na pele, cabelo e unhas. 

Também são estimulantes de colágeno, fotoprotetores, redutores da pigmentação, da acne, e melhoram a hidratação.

Mesmo com alimentação regrada e acompanhamento médico, a correria do dia a dia torna praticamente impossível suprir todas as necessidades vitamínicas que o corpo exige. Por isso, a aposta em nutricosméticos é certeira – tanto pela sua eficiência quanto pela praticidade. 

Leia também: Alimentos que garantem uma pele saudável e lisinha

O desejo por manter uma pele jovem e bronzeada tomando alguns comprimidos ou dissolvendo um sachê em água só cresce. Dessa forma, uma pesquisa de mercado apresentada pela Transparency Market Research previu que esse segmento deve  crescer 5% em nível mundial em comparação ao ano passado, ultrapassando a marca de 7 bilhões de dólares até 2025.

Como funcionam

Cada nutricosmético tem um período ideal de uso para fazer efeito. As cápsulas de bronzeamento, por exemplo, podem ser usadas durante as férias. Mas, em geral, os médicos recomendam de 60 a 90 dias de uso. Então, antes de três meses, não dá para avaliar o resultado.

Inserido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na categoria de alimentos funcionais, o composto tem venda livre e pode ser encontrado em farmácias e em estabelecimentos da área de beleza. Porém, as cápsulas não devem substituir uma refeição balanceada e não devem ser ingeridas sem a indicação de um profissional. 

Leia também: Alimentos que ajudam a manter as unhas saudáveis

Nutricosméticos não substituem cremes, tratamentos estéticos e nem a dieta. As cápsulas são um complemento da rotina de beleza. A pílula anti gordura, por exemplo, ajuda a acelerar o me­ta­bolismo e, assim, diminui medidas. Mas, para reduzir pra valer o peso na balança, é necessário associá-la a dieta e ginástica.

Os nutrientes mais comuns dos nutricosméticos são:

  • Vitamina A 
  • Zinco
  • Selênio
  • Ômega 3 e 6
  • Queratina
  • Colágeno

O que procurar, de acordo com seu desejo:

Rosto incrível

Antioxidantes (como vitaminas C e E e zinco), que ajudam a manter a pele hidratada, com brilho e produção de colágeno nas alturas.

Cabelo saudável

Elementos como cisteína e ferro previnem a queda, fortalecem e auxiliam o crescimento do fio.

Unhas fortes

A biotina impede que as garras fiquem fracas e descamem.

Combater gordura localizada e reduzir celulite

Um mix de vitaminas (A, C e E), minerais (zinco, magnésio, selênio, silício) e cafeína previne a retenção de líquido, acelera o metabolismo e faz a quebra de gordura.

Leia também: Alimentos que ajudam a fortalecer os cabelos

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

chá verde
Alimentação Bem-estar

Chá verde emagrece? Conheça os benefícios e como fazer

O chá verde é uma bebida produzida a partir da folha da Camellia sinensis, que é rica em compostos fenólicos, que atuam como antioxidantes

chá para dor de garganta
Alimentação Bem-estar Saúde

7 chás para dor de garganta (e como preparar)

Quando o assunto é garganta inflamada, uma prática comum é a preparação de bebidas quentes.

mulher tomando um comprimido na sala de casa
Bem-estar Sono

Dramin dá sono? Especialista explica riscos da automedicação

Um dos efeitos mais conhecidos do medicamento, especialista esclarece a ideia e fala por que ele não deve ser usado para tratar a insônia