Alimentos antioxidantes atuam no combate ao envelhecimento precoce
Os alimentos ricos em compostos antioxidantes têm dado o que falar. E não é para menos: eles contribuem para a manutenção do nosso sistema imunológico, para a prevenção do envelhecimento precoce e até para a diminuição do risco de algumas doenças crônicas. Quer saber onde encontrá-los? Então, confira:
Afinal, o que são os compostos antioxidantes?
De acordo com a nutricionista Dayse Paravidino, compostos antioxidantes são substâncias que auxiliam o corpo na regulação do excesso de radicais livres, evitando, assim, o estresse oxidativo.
Radicais livres? Estresse oxidativo? Mas o que significam todos esses termos?
Diferentemente do que muita gente acredita, os radicais livres não são completamente ruins para nós. Na verdade, eles são produzidos diariamente pelo próprio organismo durante a respiração celular. E atuam, por exemplo, no combate a micro-organismos que causam gripes e outras infecções.
O problema é que ter mais radicais livres do que compostos antioxidantes no corpo pode ser prejudicial para a saúde, uma vez que eles começam a “atacar” as nossas células saudáveis — esse estado é chamado de estresse oxidativo. Diversas condições já foram relacionadas ao problema, como catarata, diabetes, artrite reumatoide, imunidade baixa, envelhecimento precoce e até câncer.
Alguns hábitos estimulam a produção excessiva de radicais livres. Por exemplo, tabagismo, ingestão excessiva de álcool, consumo exagerado de industrializados e gorduras ruins e contato com resíduos de pesticidas.
Como eles atuam no organismo?
Como já dito anteriormente, os antioxidantes “retiram” os resíduos (radicais livres) das células. Ao fazerem isso, o sistema imunológico é reforçado e o envelhecimento das nossas células, retardado — o que é benéfico para a saúde da pele!
“Embora o corpo seja capaz de produzir enzimas com função antioxidante, é possível obter compostos com a mesma propriedade por meio de alimentos de origem animal ou vegetal”, complementa a nutricionista.
Leia também: Alimentos que causam o envelhecimento precoce da pele
Quais os principais alimentos antioxidantes?
- Aqueles ricos em vitamina A: cenoura, abóbora, brócolis e melão;
- Vitamina C: frutas cítricas, vegetais verde-escuros, tomate, morango e brócolis;
- Vitamina E: gérmen de trigo, amendoim e nozes;
- Licopeno: tomate, cenoura e laranja;
- Zinco: Carnes, leite e laticínios;
- Por fim, as fontes de selênio: fígado, aves e gema de ovo.
Fonte: Dayse Paravidino, nutricionista, membro da Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN) e da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ASBRANMI).