Alimentos antioxidantes atuam no combate ao envelhecimento precoce

Alimentação Bem-estar
15 de Março, 2022
Alimentos antioxidantes atuam no combate ao envelhecimento precoce

Os alimentos ricos em compostos antioxidantes têm dado o que falar. E não é para menos: eles contribuem para a manutenção do nosso sistema imunológico, para a prevenção do envelhecimento precoce e até para a diminuição do risco de algumas doenças crônicas. Quer saber onde encontrá-los? Então, confira:

Afinal, o que são os compostos antioxidantes?

De acordo com a nutricionista Dayse Paravidino, compostos antioxidantes são substâncias que auxiliam o corpo na regulação do excesso de radicais livres, evitando, assim, o estresse oxidativo.

Radicais livres? Estresse oxidativo? Mas o que significam todos esses termos?

Diferentemente do que muita gente acredita, os radicais livres não são completamente ruins para nós. Na verdade, eles são produzidos diariamente pelo próprio organismo durante a respiração celular. E atuam, por exemplo, no combate a micro-organismos que causam gripes e outras infecções.

O problema é que ter mais radicais livres do que compostos antioxidantes no corpo pode ser prejudicial para a saúde, uma vez que eles começam a “atacar” as nossas células saudáveis — esse estado é chamado de estresse oxidativo. Diversas condições já foram relacionadas ao problema, como catarata, diabetes, artrite reumatoide, imunidade baixa, envelhecimento precoce e até câncer.

Alguns hábitos estimulam a produção excessiva de radicais livres. Por exemplo, tabagismo, ingestão excessiva de álcool, consumo exagerado de industrializados e gorduras ruins e contato com resíduos de pesticidas.

Como eles atuam no organismo?

Como já dito anteriormente, os antioxidantes “retiram” os resíduos (radicais livres) das células. Ao fazerem isso, o sistema imunológico é reforçado e o envelhecimento das nossas células, retardado — o que é benéfico para a saúde da pele!

“Embora o corpo seja capaz de produzir enzimas com função antioxidante, é possível obter compostos com a mesma propriedade por meio de alimentos de origem animal ou vegetal”, complementa a nutricionista.

Leia também: Alimentos que causam o envelhecimento precoce da pele

Quais os principais alimentos antioxidantes?

Fonte: Dayse Paravidino, nutricionista, membro da Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN) e da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ASBRANMI).

Sobre o autor

Amanda Panteri
Jornalista e repórter da RD Saúde. Especialista em alimentação saudável.

Leia também:

Dislipidemia
Bem-estar Saúde

Dislipidemia: os principais efeitos do colesterol alto na sua saúde

A dislipidemia é uma condição crônica caracterizada por níveis de gordura alterados no sangue, especialmente o colesterol e triglicerídeos. Essas gorduras — também chamadas de lipídios

Bem-estar Saúde

Hábitos simples que ajudam a monitorar a pressão

A pressão arterial elevada é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.  De acordo com a Diretriz Brasileira de Hipertensão

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra