Confira quanto açúcar há nas famosas balinhas de gelatina

Alimentação Bem-estar
12 de Julho, 2022
Confira quanto açúcar há nas famosas balinhas de gelatina

Geralmente localizadas em prateleiras fáceis de acessar dentro do mercado, as famosas balinhas de gelatina chamam a atenção por serem coloridas e gostosas. Mas você já parou para pensar em quanto açúcar essas balas podem carregar?

Açúcar presente nas balas de gelatina

Algumas marcas podem conter até 75% de açúcar em sua composição! Isso se traduz em aproximadamente 75g por pacote, o que ultrapassa consideravelmente a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) — 50g por dia para um adulto saudável e 25g para crianças maiores de dois anos.

De vez em quando, não faz mal comer uma balinha ou outra. Afinal, elas realmente agradam o paladar. O problema é quando o consumo se torna frequente e/ou exagerado, contribuindo para o excesso de açúcar na alimentação. Mas o que isso pode causar no organismo?

Leia também: Fruta para pressão alta: alimento ajuda a prevenir a hipertensão

Açúcar nas balar: o que o ingrediente causa no corpo

Quando ingerimos açúcar, nosso corpo produz insulina. Esse é um mecanismo normal, fisiológico e necessário para que a glicose entre nas células e se transforme em energia, fundamental para que a gente possa viver. Mas, quando ocorre uma superprodução desse hormônio, as células podem se tornar resistentes a ele, o primeiro passo para gerar aumento de peso e até causar o desenvolvimento de diabetes.

Além disso, a adição de açúcar torna os alimentos mais calóricos. Uma xícara de café puro, por exemplo, tem zero calorias. Mas, se adicionarmos uma colher de chá de açúcar, ela passa a ter 20 calorias.

E veja só: todas as calorias extras, que o corpo não usa como energia, são armazenadas como gordura. Isso prova porque o excesso de açúcar também está relacionado ao aumento dos triglicerídeos e do tecido gorduroso de modo geral.

E por fim, na boca, o açúcar alimenta bactérias que produzem ácido, destruindo os dentes e ocasionando o surgimento das cáries.

Leia também: O que comprar no mercado? Nutricionista indica melhores escolhas

Além do açúcar nas balas: como reduzir o consumo do ingrediente?

A gente sabe que é quase impossível resistir ao ingrediente — e em alguns casos, nem é preciso cortá-lo completamente da sua vida. O segredo para a maioria das pessoas é a moderação: tirando exceções (como no diabetes), é possível ser saudável sem abrir mão do tão amado docinho! Confira algumas dicas:

Tente comer doces naturais

Frutas secas como damasco, tâmara e uvas passas são excelentes opções! Assim como o chocolate amargo (mínimo 70% cacau), bananada sem açúcar adicionado e bolos funcionais ricos em fibras.

Opte por adoçantes naturais

Se precisar de um adoçante, sempre escolha os naturais à base de stevia, xilitol e eritritol.

Inclua carboidratos complexos em sua dieta

Não precisa cortar todos os carboidratos da sua vida. No entanto, inclua carboidratos complexos, que são digeridos e absorvidos lentamente, ocasionando o aumento pequeno e gradual da glicemia.

Com isso, a sensação de saciedade dura mais tempo, e por consequência, colabora no processo de emagrecimento.

Evite alimentos processados

Comidas como lasanha congelada, peito de peru, patê de presunto, caldo de carne e outros salgados também levam açúcar na composição – que é acrescentado durante o processo de fabricação para que os produtos fiquem mais apetitosos.

Reduza o açúcar aos poucos

A restrição severa está associada a comportamentos perigosos, como a compulsão alimentar. A falta de outros carboidratos – comum em planos de emagrecimento – também pode gerar o efeito rebote, ou seja, mais vontade de comer doce.

Leia os rótulos para identificar o açúcar nas balas

Confira quanto carboidrato o alimento possui. Muitas embalagens especificam as gramas de açúcares neste tópico. Dê preferência aos carboidratos complexos, como pães e massas integrais.

Outra dica é procurar a lista de ingredientes. Pelas leis brasileiras, os ingredientes utilizados precisam estar em ordem de quantidade. Ou seja, os primeiros da lista são os que mais compõem o alimento.

Consulte um especialista

Nada como a palavra do seu médico ou do seu nutricionista sobre as quantidades mais indicadas para você, não é mesmo?

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva