Tomar muito suco pode atrapalhar o emagrecimento?

1 de julho, 2022

Durante a pandemia do coronavírus, 48% dos brasileiros tentaram emagrecer, de acordo com dados do Ipsos. Além disso, uma pesquisa americana divulgada em 2019 revelou que, nos últimos 15 anos, cada vez mais pessoas desejavam emagrecer por conta própria e não conseguiam. O processo de perda de peso exige uma série de mudanças e cuidados. É comum que, ao tentarem emagrecer sem ajuda de profissionais, as pessoas cometam erros que as distanciam dos resultados desejados. Quem imaginaria que tomar muito suco — um hábito considerado saudável por muitos — pode, na verdade, atrapalhar o emagrecimento?

Antes de mais nada, é importante entender que os sucos de frutas são nutritivos. Entretanto, eles não são a melhor escolha de bebida para as pessoas que desejam emagrecer. Isso porque eles possuem uma grande quantidade de carboidratos. De acordo com a nutricionista Carol Maretto: “Tomar muito suco pode aumentar mais os níveis de açúcar no sangue e causar um efeito inverso do que se busca em um emagrecimento. Por exemplo, em um copo de suco de laranja, são necessárias cerca de 4 laranjas, ou seja, é demais para quem quer emagrecer.”

Além disso, o costume de coar o suco diminui a quantidade de fibras da bebida. Assim, a especialista indica atenção e moderação no consumo dos sucos.

Por outro lado, alguns profissionais recomendam a inclusão da bebida no cardápio alimentar. “Eles [os sucos] podem ser usados como estratégia para complementar calorias na alimentação, quando necessário. Por exemplo, em dietas com maior aporte de calorias e carboidratos”, diz.

Melhores opções de suco

Apesar de os sucos não serem grandes aliados do processo de emagrecimento, eles não precisam ser cortados da dieta. Acima de tudo, é importante contar com as instruções de um profissional da nutrição. Assim, ele pode indicar as melhores formas de consumir a bebida sem causar prejuízos. 

Entretanto, vale ter em mente que é possível fazer escolhas mais conscientes. Carol recomenda o consumo de sucos com pouca quantidade de carboidratos e bastante fibras. “É o caso do suco verde, que tem a base do suco feita de vegetais verde-escuros. O suco rosa também, já que ele usa como base a beterraba e frutas menos calóricas — os morangos, por exemplo”, explica.

De qualquer forma, deve-se priorizar a ingestão de água — sobretudo em uma dieta voltada para o emagrecimento. “Ela é fundamental para hidratar corpo, intestino, fígado, articulações e ainda melhora o metabolismo”, destaca. Além disso, lembre-se de ingerir grandes quantidades de água por dia. De acordo com a nutricionista, pessoas que desejam perder peso devem consumir pelo menos 2 litros diariamente.

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Tomar muito suco: perigo dos industrializados

Os sucos industrializados fazem parte da lista de alimentos que parecem saudáveis, mas não são. Eles costumam conter grandes quantidades de açúcar e conservantes em sua composição e, em contrapartida, contam com pouca presença da fruta de fato.

Carol explica que os sucos devem ser naturais ou prensados a frio. “Sucos integrais em garrafas de vidro e sucos prensados a frio podem ser consumidos, desde que não haja exagero na quantidade. Entretanto, o melhor é tomar de vez em quando ou em uma estratégia alimentar específica”, declara.

Fonte: Carol Maretto, nutricionista especialista em hipotireoidismo

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