Gelatina capilar: produto para definir os cachos

Beleza Bem-estar
02 de Março, 2022
Gelatina capilar: produto para definir os cachos

Já tem um tempo que as mulheres com cabelos cacheados optaram pela transição capilar e aderiram de vez aos cachos. Por isso, a indústria da beleza passou a oferecer cada vez mais produtos para as cacheadas, como a gelatina capilar.

De acordo com o especialista Marcos Cintra, hairstylist do The Art Salon (São Paulo), a gelatina para cabelos é um tipo de gel com alguns ativos que contribuem para a definição dos fios, além de minimizar o ressecamento. 

O uso desse produto capilar é indicado para as mulheres cacheadas mesmo. Assim, a sua principal função é a definição maior dos cachos e o controle do frizz

“A gelatina capilar acaba nutrindo o cabelo. Se você aplicar a gelatina à noite e no outro dia lavar o cabelo, pode ter — dependendo das necessidades — uma maior nutrição aos fios”, explica o hairstylist.

Como usar

Se você sempre desejou usar esse tipo de gel nos cachos, mas não sabe como aplicá-lo, então veja as instruções do especialista: 

  1. Após o banho, retire o excesso de água dos fios com uma toalha de algodão e aplique a gelatina capilar.
  2. Amasse os fios de baixo para cima, com a ajuda de um papel toalha, capaz de absorver a água sem retirar o produto. 
  3. Agora, se o cabelo estiver totalmente seco, borrife água para umedecer e depois aplique o produto mecha por mecha para uma melhor definição dos cachos. 
  4. Você pode escolher deixar secar naturalmente ou utilizar o secador com o difusor, já que ela não precisa de enxágue. 

Qual é a melhor gelatina capilar?

Existem diversas opções de gelatina capilar no mercado (ainda bem, né?). Assim, a escolha do produto se torna mais interessante, mas se torna mais difícil ao mesmo tempo.

Com diversas opções para comprar, como escolher a gelatina capilar ideal para os seus fios cacheados?

O hairstylist Marcos Cintra, confirma que existem várias marcas que estão produzindo a gelatina, mas não tem uma específica para indicar.

“O que pode ser feito é perguntar ao seu cabeleireiro se ele pode te ajudar e se a gelatina capilar é o tipo de produto que vai trazer os benefícios que o seu cabelo precisa”, recomenda.  

Diferença entre gel e gelatina capilar

Provavelmente, você já deve ter se perguntado qual a diferença entre gel e gelatina capilar. 

Uma das maiores diferenças entre esses produtos, segundo o cabeleireiro especialista, é a textura. “O gel deixa um aspecto mais endurecido na definição do cacho, mas sem movimento e sem efeito natural. Já a gelatina não oferece esse aspecto porque entrega uma boa definição aos cachos, deixando o cabelo mais solto”, diferencia Cintra.

Além disso, segundo o hairstylist, a gelatina capilar oferece um aspecto mais saudável e natural aos cabelos cacheados. 

Independente da escolha, o cabeleireiro ressalta ser preciso procurar produtos sem álcool, pois o cabelo cacheado, geralmente, é mais ressecado nas pontas. “Mas eu acredito que o gel pode prejudicar ao longo do tempo por ter álcool na composição”, afirma.

Gelatina ou geleia capilar?

Outra dúvida entre as cacheadas é a escolha entre a gelatina e a geleia capilar, um produto rico em colágeno, com uma consistência mais viscosa, bem parecida com o gel fixador. 

Por conta desse ativo, a geleia entrega hidratação maior do que a gelatina. Além disso, ao usar a geleia logo após o creme de pentear, proporciona uma definição mais estruturada para os fios. 

No entanto, como o especialista já disse, existem diversos produtos e várias marcas desses tipos de produtos. Por isso, o ideal é você pedir conselhos ao cabeleireiro para comprar aquele que irá trazer benefícios para o seu cabelo

“A gelatina, gel ou geleia vai depender do seu objetivo e pode não ser indicada para todos”, confirma Cintra.

Gelatina capilar engrossa o cabelo?

Há diversas especulações que dizem que a gelatina capilar consegue engrossar os fios capilares.

Porém, o especialista Marcos Cintra não acredita que esse tipo de produto seja capaz de engrossar um fio. 

“Cada pessoa já tem a sua estrutura de cabelo. A única diferença é que a gelatina oferece uma definição maior nos cachos. Se você tem um cacho com uma definição não tão boa e com um frizz em evidência, quando você faz o procedimento com a gelatina, acaba tendo uma definição maior. E talvez você tenha essa impressão visual”, desmistifica. 

Pode usar gelatina no cabelo todos os dias?

Apesar da definição oferecida pela gelatina capilar, seria saudável passar o produto diariamente nos fios?

Para o hairstylist do The Art Salon, como todo produto de cabelo de finalização, a gelatina capilar pode gerar um acúmulo de resíduos nos fios. 

“Depende da absorção do seu cabelo, se ele estiver muito ressecado, pode ser que absorva muitos nutrientes daquele produto. No começo pode ser excelente, mas com o passar do tempo esse acúmulo pode ser prejudicial”, alerta. 

Assim, o cabeleireiro especialista indica que, se for usar diariamente, use pouco. Além disso, Cintra lembra que vale ainda usar um óleo de reparação antes de passar a gelatina, para nutrir os fios. 

“O uso de CC Creams também são excelentes para os fios, principalmente aos cacheados”, recomenda.  

Produtos para usar com a gelatina 

Como o hairstylist sugeriu, é possível usar produtos antes de passar a gelatina nos fios. “O jeito que eu acho mais interessante é ter um CC Cream (ativador de cachos) porque eu recomendo não usar só utilizar a gelatina no cabelo”, explica. 

Para o especialista, a gelatina acaba sendo um complemento do ativador de cachos e do óleo finalizador. A dica do cabeleireiro é a seguinte: 

  • Se você acabou de lavar, deixe úmido. Se estiver seco, molhe. 
  • Separe em mechas de 2 a 3 centímetros. 
  • Coloque o CC Cream + óleo finalizador (a quantidade equivalente ao tamanho de uma moeda) e aplique mecha por mecha. 
  • Depois você pode complementar com a gelatina, amassando sempre com as mãos. 
  • E pronto!

Gelatina em pó nos fios 

Na internet, existem diversas receitas caseiras para todos os tipos de cabelos, uma delas é a hidratação com gelatina incolor nos fios cacheados. 

Essa receita indica o uso da gelatina incolor em pó junto com uma máscara de hidratação da sua preferência.

Porém, o hairstylist não aconselha usar a gelatina em pó de uso comestível nos fios. “Existem produtos bons e baratos, testados e benéficos aos fios. Você pode comprar em farmácias, mercados ou com o seu cabeleireiro”, sugere.

Por fim, o especialista lembra que, apesar de ser um produto natural, não significa que seu uso não vai trazer problemas. Portanto, o ideal é escolher a gelatina capilar criada especialmente para os fios. 

Fonte: Marcos Cintra, hairstylist do The Art Salon (São Paulo).

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Confira as principais causas da paralisia do sono e como tratar o problema
Bem-estar Sono

8 causas de paralisia do sono e como tratar

Você já sentiu a sensação de ter algo o prendendo a ponto de não conseguir acordar ou se mexer?

Entenda porque dormir mal pode afetar a mente e diminuir sua produtividade
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Como dormir mal afeta a mente e reduz a produtividade

Descubra como a falta de sono impacta diretamente a saúde mental e reduz a produtividade, afetando funções como memória, concentração e tomada de decisões

homem com esquizofrenia sentada em sofá com as mãos na cabeça.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia tem cura?

Sendo um distúrbio complexo, existem diversas questões sobre como é feito o tratamento de esquizofrenia e o prognóstico. Entenda mais!