Abacate e tomate: por que consumir os dois alimentos juntos?
Montar um cardápio com alimentos saudáveis é crucial para manter uma dieta equilibrada e nutritiva. Entretanto, além de apostar nesses ingredientes, vale a pena entender como melhor aproveitá-los a partir de combinações inteligentes. Receitas com abacate e tomate, por exemplo, oferecem diversos benefícios – alguns, inclusive, que não são acessados quando tais itens são consumidos separadamente.
Acima de tudo, o abacate possui uma qualidade nutricional expressiva. Ele tem grandes quantidades de vitaminas A, B, D e E, minerais, proteínas e fibras. Também é rico em ácidos graxos, ômegas-6, 7 e 9, e, por isso, ajuda na perda de gordura.
Além disso, a fruta também conta com antioxidantes que contribuem para o bom funcionamento do cérebro, além do potássio, que colabora para um melhor desempenho nas atividades físicas.
O tomate, por sua vez, oferece grandes quantidades das vitaminas C e A. Também possui o antioxidante licopeno, responsável por garantir a coloração vermelha da fruta e por proteger o coração. Entre os benefícios do alimento, estão, por exemplo, melhora da visão, aumento da saúde digestiva, ajuda com o controle do diabetes e proteção da pele.
Benefícios de consumir abacate e tomate juntos
Se um é bom, dois é melhor ainda. Esse é o lema quando o assunto é consumir abacate e tomate juntos. Em 2014, um estudo da Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, investigou o papel do abacate na absorção de vitamina A de alimentos ricos em caroteno quando consumidos em uma mesma receita.
Os pesquisadores descobriram, então, que pessoas que consomem o abacate com um molho de tomate absorvem 2,4 vezes mais carotenóides e 4,6 vezes mais vitamina A do que aqueles que ingerem o molho sem o abacate.
“Alimentos específicos ingeridos juntos podem ajudar seu corpo a utilizar os benefícios de forma mais eficaz. Sabemos que os consumidores de abacate estão interessados em alimentos que agem como um reforço para os nutrientes”, explica Nikki A. Ford, diretora de nutrição da universidade.
Além disso, a gordura presente no abacate ajuda na absorção do licopeno, substância encontrada no tomate. Tal antioxidante ajuda, sobretudo, a melhorar a pressão arterial, reduzir o colesterol, além de prevenir uma série de cânceres.
Leia também: Comer abacate reduz risco de infarto, diz estudo
Receitas de abacate e tomate
Guacamole
Ingredientes:
- 1 abacate;
- ½ unidade de cebola;
- Sal refinado a gosto;
- Duas unidades de sumo de limão;
- Um tomate médio;
- Coentro fresco a gosto.
Modo de preparo:
Primeiramente, em uma tigela, junte o abacate e o suco de limão. Então, amasse com o auxílio de um garfo. Em seguida, junte a pimenta e mexa bem. Logo após, adicione o tomate picado, a cebola e o sal. Por fim, misture bem e sirva.
Salada de espinafre, abacate e queijo cabra
Ingredientes:
- 8 xícaras de espinafre picado;
- 3 xícaras de frango cozido e picado;
- 1 xícara de tomates cereja cortados ao meio;
- ½ xícara de milho;
- 1 abacate grande fatiado;
- ⅓ xícara de queijo de cabra ou queijo feta;
- ¼ de xícara de pinhões;
- 3 colheres de sopa de vinagre de vinho branco;
- 2 colheres de sopa de azeite extra-virgem;
- 1 colher de sopa de mostarda Dijon;
- Sal e pimenta moída na hora a gosto.
Modo de preparo:
Em primeiro lugar, coloque o espinafre em uma saladeira grande. Logo após, adicione os demais ingredientes da salada. Depois, em uma tigela pequena, misture os ingredientes do molho. Em seguida, despeje sobre a salada e misture. Sirva.
Petisco de abacate caprese
Ingredientes:
- 2 tomates;
- 1 abacate médio;
- Manjericão fresco a gosto;
- Suco de 1 limão;
- Sal a gosto;
- Pimenta-do-reino a gosto;
- 1 col (sopa) de azeite.
Modo de preparo:
Primeiramente, corte o abacate na horizontal e retire a semente, cortando o restante em rodelas sem a casca. Assim, fatie também o tomate. Monte o aperitivo em seguida: uma fatia de tomate, uma de abacate e folhas de manjericão. Por fim, regue com o azeite e o suco do limão, e tempere com sal e pimenta.