O que é yuzu? Conheça a fruta cítrica asiática

10 de janeiro, 2020

Você sabe o que é yuzu? Essa fruta de nome diferente é original da China. Mas, ficou famosa na culinária japonesa. Seu sabor cítrico é descrito como uma mistura de tangerina com limão não muito ácido, bem delicado.

Apelidado de limão japonês, é rico em vitamina C. Também, é majoritariamente um carboidrato. Portanto, rende muita energia para atividades físicas. Mais, é fonte de fibras e vitaminas do complexo B e minerais, como magnésio, ferro, zinco e cálcio.

Já no mundo da aromaterapia, a fragrância de seu óleo essencial tem propriedades e efeitos calmantes. Da mesma forma, é usado para melhorar o humor. Assim, é possível encontrar óleo de yuzu ou extratos em muitos produtos para a pele, incluindo aqueles para psoríase, eczema, acne ou inflamação.

O que é yuzu e benefícios

Fortalece a imunidade

Por ser abundante em vitamina C, previne a manifestação de doenças, como a gripe, no organismo, agindo diretamente no sistema imunológico. Também, contém diversos antioxidantes, que potencializam esse poder.

Melhora a circulação sanguínea

Fonte de flavonoides, melhora a circulação do sangue no corpo, de modo que possuem efeito anticoagulante e, mais, reduz o risco de doenças cardiovasculares.

Turbina o cérebro

Não só, protege o cérebro de doenças que o atacam, como Alzheimer. Comprovou-se que essa fruta pode, ainda mais, melhorar a função cerebral. 

Como consumir o yuzu

Na culinária asiática ele é raramente consumido in natura. Entre as receitas mais populares, o yuzu vai em pratos quentes, como em molhos para acompanhar peixes, e em sushis. Versátil, é comum que seu óleo seja extraído e usado para fins terapêuticos, visto que seu aroma possui efeito calmante. 

Da mesma forma, pode ser usado na produção de vinagre e doces, como mousse, substituindo o limão e a laranja. Já a casca, muito aromática, pode ser usada para caldos.

Leia também: Dieta asiática: O que é e benefícios

/lp-avaliacao-desafio-jejum-7-em-6-tecnonutri/

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo