Yuzu: O que é e benefícios do limão japonês
Você sabe o que é yuzu? Essa fruta de nome diferente é original da China. Mas, ficou famosa na culinária japonesa. Seu sabor cítrico é descrito como uma mistura de tangerina com limão não muito ácido, bem delicado.
Apelidado de limão japonês, é rico em vitamina C. Também, é majoritariamente um carboidrato. Portanto, rende muita energia para atividades físicas. Mais, é fonte de fibras e vitaminas do complexo B e minerais, como magnésio, ferro, zinco e cálcio.
Já no mundo da aromaterapia, a fragrância de seu óleo essencial tem propriedades e efeitos calmantes. Da mesma forma, é usado para melhorar o humor. Assim, é possível encontrar óleo de yuzu ou extratos em muitos produtos para a pele, incluindo aqueles para psoríase, eczema, acne ou inflamação.
O que é yuzu e benefícios
Fortalece a imunidade
Por ser abundante em vitamina C, previne a manifestação de doenças, como a gripe, no organismo, agindo diretamente no sistema imunológico. Também, contém diversos antioxidantes, que potencializam esse poder.
Melhora a circulação sanguínea
Fonte de flavonoides, melhora a circulação do sangue no corpo, de modo que possuem efeito anticoagulante e, mais, reduz o risco de doenças cardiovasculares.
Turbina o cérebro
Protege o cérebro de doenças que o atacam, como Alzheimer. Assim, comprovou-se que essa fruta pode, ainda mais, melhorar a função cerebral.
Como consumir o yuzu
Na culinária asiática ele é raramente consumido in natura. Assim, entre as receitas mais populares, o yuzu vai em pratos quentes, como em molhos para acompanhar peixes, e em sushis. Versátil, é comum que seu óleo seja extraído e usado para fins terapêuticos, visto que seu aroma possui efeito calmante.
Da mesma forma, pode ser usado na produção de vinagre e doces, como mousse, substituindo o limão e a laranja. Por outro lado, a casca, muito aromática, pode ser usada para caldos.
Leia também: Dieta asiática: O que é e benefícios
/lp-avaliacao-desafio-jejum-7-em-6-tecnonutri/