Tomar whey antes de dormir ajuda a ganhar massa muscular?
Ficar muitas horas sem comer não é um hábito que os praticantes de musculação gostam de adotar – afinal, isso pode prejudicar o fornecimento de nutrientes para os músculos, dificultando assim a hipertrofia (aumento de massa muscular). É a partir dessa lógica que muitos fazem o chamado pre-sleep protein (proteína pré-sono, em tradução livre). Trata-se de ingerir whey protein (ou outro suplemento à base de proteínas) 30 minutos antes de dormir para que a recuperação muscular aconteça a todo vapor e as horas em jejum não atrasem o processo.
Esse foi o objeto de estudo, aliás, de uma pesquisa publicada em 2016 na revista Nutrients. Nela, os cientistas concluíram que a maior disponibilidade de aminoácidos (moléculas que formam as proteínas) durante o sono estimula a síntese de músculos. Contudo, seriam precisos pelo menos 40g do nutriente antes de dormir para provocar o efeito desejado.
Leia também: Truque da temperatura corporal para emagrecer funciona?
Mas será que isso serve para todo mundo? Confira:
Whey antes de dormir potencializa o ganho de massa muscular?
De acordo com a nutricionista Dra Nathália Franciele dos Santos, do Hospital HSNAP, depende. Isso porque as proteínas isoladas (como é o caso do whey) realmente são boas para quem quer ganhar massa muscular; já que possuem rápida absorção e geram a recuperação das fibras lesionadas durante o exercício.
Contudo, esse hábito pode ser válido para alguns, mas não para outros. Isso porque como (e quando) você toma o seu suplemento deve ser indicado por um profissional após levar em conta seus hábitos alimentares, a rotina de treinos, os protocolos utilizados e até mesmo a qualidade do seu sono. Ou seja, essa análise jamais deve ser feita de forma superficial e geral, e sim individualizada.
No mais, é sempre importante lembrar que o efeito anabólico da construção muscular é de longa duração, e prolonga-se por pelo menos 24 horas depois da atividade. Portanto, não adianta nada caprichar nas proteínas antes de dormir (ou em um horário específico), mas deixá-las de lado no restante do dia.
Além disso, a especialista lembra que exagerar nas doses de proteína não significa que você irá absorver maiores quantidades do nutriente. Na verdade, isso pode sobrecarregar órgãos como rins e fígado.
Por fim, a nutricionista diz que o ideal é que a última refeição seja feita pelo menos três horas antes de dormir, e com alimentos leves – e não aqueles ricos em carboidratos e gorduras. Bebidas calmantes, como chás sem cafeína, também podem trazer vantagens.
Leia também: Hipercalórico: o que é, para que serve e como tomar o suplemento
Fonte: Dra Nathália Franciele dos Santos, nutricionista do Hospital HSNAP.