Tomar whey antes de dormir ajuda a ganhar massa muscular?

Alimentação Bem-estar
30 de Março, 2023
Tomar whey antes de dormir ajuda a ganhar massa muscular?

Ficar muitas horas sem comer não é um hábito que os praticantes de musculação gostam de adotar – afinal, isso pode prejudicar o fornecimento de nutrientes para os músculos, dificultando assim a hipertrofia (aumento de massa muscular). É a partir dessa lógica que muitos fazem o chamado pre-sleep protein (proteína pré-sono, em tradução livre). Trata-se de ingerir whey protein (ou outro suplemento à base de proteínas) 30 minutos antes de dormir para que a recuperação muscular aconteça a todo vapor e as horas em jejum não atrasem o processo.

Esse foi o objeto de estudo, aliás, de uma pesquisa publicada em 2016 na revista Nutrients. Nela, os cientistas concluíram que a maior disponibilidade de aminoácidos (moléculas que formam as proteínas) durante o sono estimula a síntese de músculos. Contudo, seriam precisos pelo menos 40g do nutriente antes de dormir para provocar o efeito desejado.

Leia também: Truque da temperatura corporal para emagrecer funciona?

Mas será que isso serve para todo mundo? Confira:

Whey antes de dormir potencializa o ganho de massa muscular?

De acordo com a nutricionista Dra Nathália Franciele dos Santos, do Hospital HSNAP, depende. Isso porque as proteínas isoladas (como é o caso do whey) realmente são boas para quem quer ganhar massa muscular; já que possuem rápida absorção e geram a recuperação das fibras lesionadas durante o exercício.

Contudo, esse hábito pode ser válido para alguns, mas não para outros. Isso porque como (e quando) você toma o seu suplemento deve ser indicado por um profissional após levar em conta seus hábitos alimentares, a rotina de treinos, os protocolos utilizados e até mesmo a qualidade do seu sono. Ou seja, essa análise jamais deve ser feita de forma superficial e geral, e sim individualizada.

No mais, é sempre importante lembrar que o efeito anabólico da construção muscular é de longa duração, e prolonga-se por pelo menos 24 horas depois da atividade. Portanto, não adianta nada caprichar nas proteínas antes de dormir (ou em um horário específico), mas deixá-las de lado no restante do dia.

Além disso, a especialista lembra que exagerar nas doses de proteína não significa que você irá absorver maiores quantidades do nutriente. Na verdade, isso pode sobrecarregar órgãos como rins e fígado.

Por fim, a nutricionista diz que o ideal é que a última refeição seja feita pelo menos três horas antes de dormir, e com alimentos leves – e não aqueles ricos em carboidratos e gorduras. Bebidas calmantes, como chás sem cafeína, também podem trazer vantagens.

Leia também: Hipercalórico: o que é, para que serve e como tomar o suplemento

Fonte: Dra Nathália Franciele dos Santos, nutricionista do Hospital HSNAP.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva