Vento no cabelo: conheça os efeitos negativos e como proteger os fios
Seja no frio ou no calor, tomar muito vento no cabelo pode causar uma série de malefício para a saúde dos fios.
De acordo com Luciana Passoni médica dermatologista e tricologista, de São Paulo, alguns dos problemas mais comuns são a desidratação e o frizz – danos que podem ser evitados com alguns cuidados básicos.
Leia também: Afinal, o que causa o frizz no cabelo?
Malefícios do vento no cabelo
Luciana explica que o contato do vento no cabelo em excesso pode deixar os fios hidrofóbicos, ou seja, levar à incapacidade do fio de absorver água.
“O vento pode ressecar muito o fio e deixá-lo hidrofóbico. Isso, por sua vez, pode causar até bubble hair (termo dado para bolhas de ar que se formam nas hastes do cabelo)”, aponta a tricologista.
Leia também: Afinal, como a poluição afeta a saúde do cabelo?
Vale ressaltar que o clima associado à ventania pode levar a diferentes malefícios.
Em dias de baixa umidade, por exemplo, o cabelo corre o risco de sofrer com o ressecamento. Já quando há chuva e vento, o resultado é de muito frizz.
Como evitar que o vento faça mal para o cabelo
Segundo Luciana, o cuidado mais importante para salvar os fios dos malefícios causados pelo vento é a hidratação, especialmente quando se frequenta muito lugares secos ou muito frios.
Isso porque o cabelo hidratado embaraça menos. Mesmo que a hidratação não impeça o surgimento de nós, ela ajudará a desfazê-los na hora de pentear os fios, evitando, assim, sua quebra.
Leia também: Afinal, a hidratação com amido de milho é boa para os cabelos?
“Nutrir com aminoácidos e óleos umectantes ajudará a segurar a água nos fios, evitando o ressecamento deles”, aponta ela.
Além disso, há outras técnicas que ajudam a minimizar os malefícios do vento no cabelo:
Use acessórios na cabeça
Além de deixarem o visual mais estiloso, chapéus, turbantes e lenços também contribuem para o cuidado com os fios. Isso porque eles acabam se tornando uma espécie de escudo para os cabelos, uma vez que evitam o contato com o vento.
Produto contra o frizz
Em dias de chuva e vento, o ideal é apostar em um spray fixador para controlar o frizz do cabelo. O produto ajudará a alinhar os fiozinhos, impedindo que eles fiquem arrepiados.
O truque é bem simples: basta aplicar o fixador por toda a extensão do cabelo, seguindo as recomendações de distância indicadas na embalagem do produto. Depois, borrife um pouco nas mãos e passe com os dedos, de forma leve, na parte de cima do cabelo e próximo da testa.
Leia também: O que é cabelo poroso e como tratar?
Prenda os fios
Este truque é indicado para todos os tipos de cabelo, porém funciona melhor ainda para os crespos e cacheados.
Além de diminuir as chances de o vento embaraçar os fios, fazer um rabo de cavalo ou coque também ajudará a manter a definição.
Depois de soltar o cabelo, é só aplicar um umidificador de cachos para reativar o formato natural dos fios caso eles tenham se desmanchado com o penteado e o vento.
Aposte no sérum
Este é mais um produto que ajuda a minimizar os danos do vento no cabelo.
O sérum para cabelos tem uma consistência fluida e bastante hidratante, que ajuda a desembaraçar os fios e devolve o aspecto natural caso eles estejam desidratados.
Fonte: Luciana Passoni, médica dermatologista e tricologista, de São Paulo.