Óleo de algodão para cabelos: benefícios e como usar da forma correta

Beleza Bem-estar
10 de Março, 2022
Óleo de algodão para cabelos: benefícios e como usar da forma correta

O óleo de algodão, assim como outros óleos vegetais, acabou se tornando um grande aliado dos cabelos de mulheres que gostam de tratar suas madeixas com produtos caseiros.

Rico em uma série de propriedades que beneficiam os fios, este ingrediente promete oferecer hidratação e  controle de frizz, mas também pode ser nocivo se não for usado da maneira correta, podendo até mesmo queimar os cabelos!

Benefícios do óleo de algodão para os cabelos

De acordo com a dermatologista Morgana Boeno Volpato, do Rio Grande do Sul, o óleo de algodão é rico em vitamina E, ômega 6, ômega 3 e ácidos graxos – elementos que ajudam a tratar os cabelos

“Além disso, ele tem efeito antioxidante, que combate os radicais livres, e por isso é chamado de ‘óleo da juventude’, podendo ser usado também na pele”, explica.

Sendo assim, a promessa é que este óleo vegetal ofereça três ótimos benefícios para os fios:

  • 1. Hidratação

Por ter alto poder emoliente – que amacia, suaviza e dá flexibilidade ao cabelo -, ele combate o ressecamento e devolve o brilho às madeixas.

  • 2. Controle do frizz

O óleo de algodão possui uma grande concentração de ceramidas, que ajuda a fechar as cutículas e selar os fios, contribuindo para a diminuição daquele aspecto arrepiado. 3.

  • 3. Limpeza

As propriedades presentes no óleo promovem uma limpeza mais profunda dos fios, ajudando a eliminar resíduos de outros produtos se for usado da forma correta.

Como usar o óleo de algodão no cabelo

Morgana indicou duas formas de usar o óleo nos fios: como umectante e como reparador de pontas.

Na primeira, ele deve ser aplicado em toda a extensão dos fios e ficar agindo por 30 minutos a duas horas. Depois, é só lavar o cabelo normalmente com shampoo e condicionador.

“Você pode usar essa técnica duas vezes na semana”, sugere a profissional.

Já a segunda, basta passar um pouquinho de óleo os fios secos – mas apenas nas pontas! -, para ele agir como um finalizador.

Apesar de aprovar o uso do produto nos cabelos, contudo, a dermatologista ressalta que é importante tomar alguns cuidados.

“Evite exagerar na quantidade. Cabelos finos requerem menos óleo para não ficarem com aspecto pesado. Também evite usar óleos junto com ferramentas de calor (secador, chapinha , babyliss), porque eles podem queimar os fios.”

Além disso, pessoas com cabelos oleosos também devem evitar a aplicação próxima da raiz, para não aumentar o excesso de oleosidade nesta região.

Fonte: Morgana Boeno Volpato, médica dermatologista do Rio Grande do Sul.

Sobre o autor

Ana Paula Ferreira
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em beleza e bem-estar.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!