Hidratação com amido de milho para os cabelos: funciona?

Beleza Bem-estar
24 de Novembro, 2021
Hidratação com amido de milho para os cabelos: funciona?

Quem não gosta de cabelos bonitos, com brilho e com aquele aspecto saudável que atire a primeira pedra. É por isso que o mercado de cosméticos enche as prateleiras com tantos produtos diferentes e novidades a cada dia. Mas as receitinhas caseiras também têm seu valor. Aliás, uma das mais famosas é a hidratação com amido de milho. Quer saber se ela funciona mesmo? Então, acompanhe esta matéria até o final. 

Benefícios da hidratação com amido de milho para os cabelos

De acordo com Patrícia Mafra, dermatologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o amido de milho, ingrediente muito conhecido em nossas cozinhas, pode, sim, proporcionar ótimos resultados na saúde dos cabelos. No entanto, ele deve ser usado para potencializar os efeitos da máscara hidratante. “Contudo, quando usado de forma isolada não traz nenhum benefício para os cabelos, uma vez que ele não é capaz de penetrar nos fios”, esclarece a médica.

Ela diz que o amido de milho ajuda a promover uma selagem, aumentando a proteção do capilar. Além disso, Gabriela Aquino, dermatologista e membro da plataforma Doctoralia, diz que pode ser usado – em pequena quantidade – diretamente no couro cabeludo “para absorver a oleosidade da raiz”. Ou seja, ele funciona como um shampoo seco. Assim, quando é usado na hidratação, mantém o produto em contato com os fios, intensificando os seus efeitos.

Por consequência, o amido de milho livra o cabelo do ressecamento, alinha os fios, controla o volume e ainda confere a eles mais brilho e maciez. Outra boa notícia é que, por ser um produto natural, pode ser aplicado em todos os tipos de cabelos.

Quando e como usar o ingrediente

Patrícia informa que a recomendação de uso do amido de milho é a mesma da máscara de hidratação. “Ou seja, se os cabelos estiverem muito ressecados ou danificados, pode fazer uma vez por semana. Se não for esse o caso, pode fazer a cada 15 dias para manter a saúde dos fios.”

Ela lembra que é importante sempre associar o produto a algum outro cosmético capilar e/ou outros ingredientes. “Pois, quando usado com máscara hidratante, deve-se aplicar nos cabelos limpos e úmidos, logo após o enxágue do shampoo, e retirar apenas  com água”, exemplifica.

O amido de milho, se utilizado corretamente, não apresenta riscos aos cabelos. “Mas, como ele deve ser usado associado a outros produtos, temos que nos atentar a quais os produtos adequados para se misturar. Ou seja, sempre escolher produtos próprios para o tipo de cabelo e não associar ingredientes que possam causar irritação ou alergias”, destaca Patrícia.

Gabriela complementa: “O excesso de uso de amido de milho pode gerar acúmulo de resíduos e piorar quadros de caspa (dermatite seborreica)”. Então, vale prestar atenção para não exagerar, seja na quantidade ou na frequência.

Receitas de hidratação com amido de milho para os cabelos

Para cabelos ressecados                   

  • 1 colher de sopa rasa de amido de milho
  • 100 ml de água
  • 2 colheres de creme de hidratação capilar 
  • 1 colher de chá de azeite de oliva

Misturar todos os ingredientes, aplicar nos cabelos após a lavagem e deixar agir por 15 a 20 minutos. Enxaguar bem com água.

Para hidratação e brilho

  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • 1 copo de água
  • 2 colheres de máscara de hidratação
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de óleo de coco

Em uma panela, cozinhe o amido de milho na água até formar um mingau. Depois, coloque a mistura em uma tigela e misture com os demais ingredientes. Por fim, aplique nos cabelos após a lavagem, deixe agir por cerca de 15 minutos e enxágue.

Leia também: Café no cabelo: faz bem? Ajuda a crescer? Mitos e verdades

Proteja seus lábios no frio

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

TDAH ansiedade e depressão
Bem-estar Equilíbrio

TDAH, ansiedade e depressão: psquiatra explica diferenças

Apesar de serem parecidos, os transtornos mentais reservam suas peculiaridades e tratamentos específicos

TDAH
Bem-estar Equilíbrio

TDAH: o que é, sintomas, como identificar e tratamentos

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é uma condição crônica de causas genéticas

Higiene do sono para crianças
Bem-estar Gravidez e maternidade Saúde Sono

Higiene do sono para crianças: 7 dicas para criar rotinas eficazes 

Veja como adaptar o conjunto de hábitos e orientações para crianças