Urologista: Saiba mais sobre a área que cuida da saúde masculina
A urologia é a especialidade que trata patologias relacionadas ao aparelho reprodutor e genital dos homens e aparelho urinário de homens e mulheres. Ou seja, mulheres com infecção urinária, cálculos renais ou tumores do sistema urinário também são tratadas por um urologista.
Mas o que trata o urologista?
As doenças mais comumente tratadas pelo urologista incluem:
- Disfunção erétil;
- Infertilidade;
- Varicocele, que consiste na dilatação e na tortuosidade das veias testiculares;
- Ejaculação precoce;
- Doenças do sistema urinário: cálculo renal, cistite, infecções renais e incontinência urinária;
- Câncer no sistema reprodutor e excretor (bexiga e rins);
- Doenças sexualmente transmissíveis.
Além dos problemas acima, o urologista é capaz de diagnosticar patologias como o câncer de próstata, segundo câncer mais comum no homem. Por isso, é recomendado e determinante que homens a partir de 45 anos visitem regularmente o urologista com a finalidade de realizar o preventivo urológico. Desse modo, o urologista, além de exercer a clínica, também realiza procedimentos cirúrgicos quando necessários.
Leia também: Disartria: Entenda o que é, tipos e tratamento
Exames solicitados
Os exames dependem dos sintomas do paciente. Assim, para um preventivo urológico, são solicitados exames como sangue (em que o mais importante é a dosagem do PSA), exames de Urina e Ultrassonografia do Aparelho Urinário e Próstata. Assim, se houver suspeita de cálculo renal, é feita uma tomografia computadorizada; em casos de disfunção erétil e ejaculação precoce, a saúde mental do paciente deve ser avaliada com os demais exames clínicos e laboratoriais.
Sem tabus
Muitos homens têm receio de consultar o urologista, pois sentem vergonha de expor seus problemas pessoais, emocionais e até mesmo sua intimidade. Mas o profissional com essa especialidade deve ser considerado um aliado do paciente e deve transmitir confiança.
Por isso, caso você sinta quaisquer alterações em sua urina, dores no órgão genital (pênis ou testículos), na região dos rins (lombar) ou problemas com o desempenho sexual, não hesite em procurar um urologista, pois é o profissional mais capacitado em ajudar.
Leia também: Geriatra: Qual o seu papel e quando procurar um?
Fonte: Luiz Otávio Ferreira de Sousa Nazar, médico especialista em cirurgia geral, laparoscopia e urologia do Hospital de Clínicas do Ingá. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia.