Tônico de alho ajuda o cabelo a crescer? Profissional esclarece
O tônico de alho é apontado como um ótimo produto para ajudar no crescimento dos cabelos, uma vez que é rico em algumas vitaminas e minerais que beneficiam os fios.
Ao contrário do que muita gente pensa, contudo, seu uso não deve ser indiscriminado.
De acordo com Marcia Cecilio, médica tricologista e diretora científica do Instituto do Cabelo, este produto pode, sim, ser benéfico para as madeixas, mas se for usado da forma errada pode gerar problemas médicos.
Leia também: Cortar as pontas faz o cabelo crescer mais rápido?
Para que serve o tônico de alho
Por ser composto por extrato de alho, o tônico oferece uma ação anti-inflamatória que é capaz de estimular o crescimento do cabelo. Marcia explica:
“Uma das grandes causas de não termos cabelo crescendo é a inflamação do couro cabeludo. Com isso, o tônico funciona para desinflamar o couro e ajudar no surgimento de alguns fios.”
Além disso, o produto também serve para combater fungos que podem crescer no couro cabeludo – especialmente em pacientes com dermatite seborreica, muita caspa e muita gordura.
“Por fim, ele também é um antibacteriano, ou seja, age contra aquelas infecções que surgem em pessoas que ficam coçando muito a cabeça”, completa.
Leia também: Coceira no couro cabeludo: O que pode ser e como tratar
Todo mundo pode usar?
Apesar de oferecer estes benefícios, a profissional ressalta que o uso do tônico de alho não deve ser indiscriminado, ou seja, deve existir uma indicação para o paciente.
“O tônico estimula, sim, o crescimento de alguns fios de cabelo, mas em pacientes com determinados tipos de moléstia. Ele foi muito testado na alopecia areata, uma doença autoimune, que deixa áreas redondinhas de falta de cabelo no couro cabeludo. Portanto, não deve ser usado universalmente”, alerta a tricologista.
Leia também: Alopécia areata: O que é, sintomas e tratamento
“Precisamos ter cuidado [com sua prescrição]. Não é porque certos pacientes com alopecia areata tiveram o crescimento de alguns fios, que funcionará para todos”, ela completa.
Isso porque a concentração do tônico usado para pessoas com a doença autoimune pode causar irritação, coceira, vermelhidão e alergia em pacientes que não sofrem com este problema.
Portanto, Marcia orienta que, caso exista alguma dúvida quanto ao uso deste produto, é necessário consultar um profissional especializado.
“Leve para ele o tônico que você gostaria de usar. Também se atente à concentração. Provavelmente ela não será eficaz para estimular o crescimento de cabelo, caso você não tenha nenhum tipo de problema no couro cabeludo. Já se aumentá-la, é bem provável que dê algum problema médico.”
Fonte: Marcia Cecilio, médica tricologista e diretora científica do Instituto do Cabelo.