Sabonete antibacteriano: para que serve e como deve ser usado

Beleza Bem-estar
24 de Março, 2022
Sabonete antibacteriano: para que serve e como deve ser usado

Uma entre as tantas opções de sabonetes disponíveis nas prateleiras de farmácias e mercados, o sabonete antibacteriano é um grande aliado na nossa higiene e, consequentemente, da nossa saúde.

Isso porque, na correria do dia a dia, não é nada raro contaminarmos nossas mãos ao encostar nas mais diversas superfícies e, em seguida, tocarmos o rosto e até mesmo a boca. Este ato, por sua vez, permite a entrada de microrganismos no corpo, podendo oferecer riscos como a Covid-19, gripe, infecções, conjuntivite, entre outros.

Leia também: Campanha nacional de vacinação contra a gripe começa em 4 de abril

Ao fazer uso do produto antibacteriano, contudo, é possível minimizar estas possibilidades, uma vez que ele age para que a eliminação dos vírus e bactérias ali presentes seja mais eficaz. 

Para que serve o sabonete antibacteriano

Segundo a dermatologista Laís Leonor, da clínica Dr. Andre Braz, no Rio de Janeiro, o sabonete antibacteriano visa tratar infecções e ter ação antimicrobiana e antisséptica na pele.

Independentemente de ser em textura de barra ou líquida, este produto conta com uma composição que remove a maioria dos germes e evita a proliferação de doenças transmitidas através do contato físico, como as citadas anteriormente.

Para garantir a proteção oferecida pelo sabonete, contudo, é necessário fazer uma higienização completa das mãos, e não apenas abrir a torneira, ensaboá-las e enxaguá-las rapidamente.

As orientações indicadas pelos especialistas é a seguinte:

  • Tirar anéis e pulseiras;
  • Aplicar o sabão em uma quantidade suficiente para criar espuma e cobrir toda a superfície das mãos;
  • Esfregá-las bem por cerca de 15 a 20 segundos, incluindo as palmas, entre os dedos, no dorso e nos punhos;
  • Enxaguar e secar.

Outro ponto levantado pela profissional é que o sabonete antibacteriano deve ser usado preferencialmente com a indicação de um dermatologista, após a avaliação da pele durante a consulta médica.

“O tempo de uso também dependerá da necessidade de cada paciente”, ressalta.

Contraindicações para seu uso

Diferente dos sabões tradicionais, o sabonete antimicrobiano tem algumas ressalvas quanto a seu uso.

“O sabonete à base de triclosan [um agente anti-séptico] não é indicado para o corpo todo, mas sim algumas partes que estejam com algum processo infeccioso ou pós cirúrgico. Ele deve ser usado por tempo limitado apenas durante esta infecção”, explica Laís.

A profissional ressalta, ainda, que ele não evita a proliferação de bactérias, mas promove uma limpeza mais profunda e antisséptica na pele onde é aplicado.

Leia também: Vale a pena usar sabonete íntimo? Conheça mais

Diante disso, ela afirma que a utilização contínua deste tipo de produto pode remover a microbiota da pele – ou seja, a barreira de proteção –, tornando-a mais vulnerável ao desenvolvimento de infecções e dermatites.

“Cabe destacar, ainda, que qualquer sabonete no ambiente úmido dos banheiro torna-se um meio propicio para a proliferação de bactérias e fungos. O mesmo ocorre com aqueles que ficam com a água das saboneteiras. Além disso, qualquer barra que cair no chão pode ser contaminado pelos germes que estiverem no chão do banheiro”, ela destaca.

Fonte: Laís Leonor, dermatologista da clínica Dr. Andre Braz, no Rio de Janeiro.

Sobre o autor

Ana Paula Ferreira
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em beleza e bem-estar.

Leia também:

mulher madura comendo uma maçã ao ar livre. Ela está de óculos de sol e tem uma toalha apoiada nos ombros
Alimentação Bem-estar

Dieta ideal para menopausa: o que (e quanto) consumir?

Artigo publicado na revista Nature mostra quais itens consumir (e quais evitar) em uma dieta para aliviar os incômodos da menopausa

Em quanto tempo o ômega-3 faz efeito?
Alimentação Bem-estar Saúde

Em quanto tempo o ômega-3 faz efeito?

O ômega 3 é considerado um nutriente essencial para uma dieta saudável e balanceada

Tipos de laranja
Alimentação Bem-estar

Tipos de laranja: conheça as diferenças e benefícios de cada um

Além de possuir vitamina C, a frutinha é rica em fibras que trazem benefícios para a saúde intestinal