Banana-prata e banana-nanica têm os mesmos nutrientes?

Alimentação Bem-estar
17 de Março, 2022
Banana-prata e banana-nanica têm os mesmos nutrientes?

Que comer frutas, verduras e legumes é muito importante dentro de uma dieta equilibrada, você provavelmente já sabe. Mas quando uma receita pede uma banana, por exemplo, é comum ficarmos em dúvida sobre qual espécie usar (se a nanica, a prata, a ouro…). Afinal, será que tipos diferentes dos mesmos vegetais contêm as mesmas quantidades de nutrientes? Especialista responde:

Tipos diferentes dos vegetais

Um único vegetal pode ter diversos tipos. Para você ter uma ideia, entre espécies cultivadas e selvagens, existem quase mil tipos de banana no mundo, todos identificados pelo nome científico Musa.

E não para por aí. Basta uma ida ao mercado, que encontramos alfaces lisa, crespa, americana, mimosa… Ou, então, abóboras japonesa, de pescoço, paulista, moranga… Os exemplos não acabam.

De acordo com a nutricionista Dayse Paravidino, geralmente, tipos diferentes de vegetais carregam sim os mesmos nutrientes. Já a quantidade deles tem mais a ver com o tamanho — isto é, a banana-nanica carrega mais calorias do que a ouro, uma vez que é muito maior que ela.

Mas é claro que há exceções. Como quando falamos da batata: a doce tem mais vitamina A e é mais baixa em calorias. Enquanto a branca, no entanto, tem mais potássio e fibras. Contudo, isso acontece porque elas são de famílias distintas.

Ou seja, se uma receita não especificar o tipo do vegetal em questão, você provavelmente poderá escolher o seu preferido. Ou, então, pesar a porção do alimento para colocar os gramas indicados na lista de ingredientes (se houver).

Leia também: Chá de folha de amora: benefícios e como preparar em casa!

Qual a diferença entre frutas e vegetais?

Botanicamente falando, as primeiras são estruturas portadoras das sementes das plantas. Já os vegetais, por outro lado, consistem em caules, folhas e outros componentes comestíveis vindos da natureza (as frutas estão incluídas nessa lista!).

Do ponto de vista culinário, eles também são classificados com base no sabor. As frutas geralmente são doces ou azedas e podem ser utilizadas em sobremesas, lanches ou sucos. Os vegetais podem ser mais suaves e geralmente consumidos como acompanhamento das principais refeições.

Contudo, existem diversas frutas que frequentemente nos confundem — o tomate, por exemplo, assim como o pepino, os pimentões, a berinjela, a azeitona, a abóbora, as vagens de ervilha e o quiabo também. Além disso, há diversos vegetais, além das frutas, que podem ser utilizados para receitas doces, como a batata-doce e a abóbora.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!