Tipos de laranja: conheça as diferenças e benefícios de cada um

Alimentação Bem-estar
26 de Fevereiro, 2024
Tipos de laranja: conheça as diferenças e benefícios de cada um

Quer uma dose extra de vitamina C? Coma uma laranja. Esse é um dos conselhos que passa de geração para geração aqui no Brasil. Apesar que hoje em dia a gente já sabe que existem outras frutas que possuem maior quantidade desse nutriente, como a acerola. De todo modo, a fama da laranja se espalhou e hoje a frutinha figura como uma das mais populares do país. Além de possuir vitamina C, é rica em fibras que trazem benefícios para a saúde intestinal. Mas, assim como a banana, existem diversos tipos de laranja. Algumas diferenciam na quantidade de vitaminas, outras na disponibilidade de acordo com a estação do ano. Veja, agora, os benefícios, diferenças e principais tipos de laranja!

Leia mais: Suco de laranja é bom para o intestino? Saiba mais

Afinal, quais são os benefícios da laranja?

Além de ser fonte de vitamina C, a laranja possui compostos bioativos. Por exemplo, os flavonóides, que estão relacionados à promoção à saúde e redução do risco de desenvolvimento de doenças como diabetes e problemas cardiovasculares. A fruta também é fonte de potássio, magnésio e betacaroteno, nutrientes com ações antioxidantes que ajudam a prevenir até mesmo o câncer. Nesse sentido, uma laranja por dia ajuda o nível de colesterol e pressão arterial. Ela também pode ajudar a combater a obesidade e é pouco calórica, com apenas 60 calorias cada unidade.

Tipos de laranja

Laranja pera ou bahia

A laranja baía é conhecida por sua casca fina e fácil de descascar, polpa suculenta e sabor doce e equilibrado. Também é uma boa fonte de vitaminas A, B6 e ácido fólico, bem como minerais como cálcio, ferro e magnésio.

Adaptando-se facilmente a diferentes climas, é a mais importante variedade nacional. Isto é, responde por cerca de 70% da área cultivada no Brasil. Menor que as outras laranjas, a pêra tem um sabor levemente doce, ideal para o preparo de sucos ou para o consumo natural.

Lima

A laranja lima tem como característica ter um sabor mais suave e mais doce, sendo muito recomendada para bebês e gestantes pela grande quantidade de vitamina C, que é um poderoso antioxidantes. Além disso, tem ação anti-inflamatória. Ajuda a combater a formação de coágulos no sangue, controla o colesterol, fortalece o sistema imunológico e suas fibras ajudam o intestino a funcionar melhor. Tem ainda vitamina A, cobre, cálcio, potássio e vitaminas do complexo B.

Essa fruta também é uma grande aliada nas dietas de perda de peso, pois uma unidade contém em média 62 calorias. Além disso, desde que consumida com seu bagaço, ou seu suco sem filtrar, traz ainda o benefício de suas fibras, que ajudam o sistema digestivo a funcionar melhor, a controlar a presença de açúcar no sangue.

Tipos: Laranja-da-terra

Conhecida por ser menos ácida e mais doce do que outras variedades da laranja, essa planta medicinal ainda é considerada uma boa fonte de vitamina C e grande aliada de rituais naturais. Assim, é perfeita para doces e geleias, a laranja-da-terra apresenta sabor levemente amargo, inclusive, é utilizada com fins terapêuticos.

Laranja seleta

Os pesquisadores acreditam que foi esse tipo que deu origem à laranja-bahia. De fato, as duas variedades são bem parecidas: ambas são pouco ácidas, têm polpa suculenta e casca amarelo-clara. Assim como a lima, a variedade laranja seleta é uma das laranjas mais doces.

Tipos de laranja: qual possui menos calorias?

O tipo de laranja com menos calorias é a laranja pera. Ela possui apenas 37 calorias a cada 100 gramas, enquanto uma laranja média (cerca de 184 gramas) tem 55 calorias.

Outras laranjas com baixas calorias são:

  • Lima: 40 calorias a cada 100 gramas
  • Bahia: 43 calorias a cada 100 gramas
  • Laranja-seleta: 46 calorias a cada 100 gramas

É importante lembrar que o número de calorias pode variar um pouco de acordo com o tamanho da fruta, o grau de maturação e o tipo de cultivo.

Fonte: Jornal da USP e Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

aveia com limão
Alimentação Bem-estar

Ozempic natural: suco de aveia com limão realmente emagrece?

Shake não oferece riscos, mas não cumpre efeitos milagrosos na perda de peso

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva

dieta OMAD
Alimentação Bem-estar

Dieta OMAD é segura? Conheça a versão extrema do jejum intermitente

A dieta OMAD leva a metodologia do jejum intermitente ao extremo