Quanto tempo demora para emagrecer?

Alimentação Bem-estar
27 de Janeiro, 2020
Livia Yume Tanizaki
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 45492
Quanto tempo demora para emagrecer?

No processo de emagrecimento, por vezes a ansiedade toma conta e queremos ansiosamente saber: quanto tempo para notar o emagrecimento? Certamente, o tempo para notar o emagrecimento varia de pessoa para pessoa e depende de diversos fatores. Mas, você sabe dizer quanto tempo demora para emagrecer?

Devido à complexidade, a ciência por trás do emagrecimento é constantemente objeto de pesquisa. O Departamento de Psicologia da Universidade de Drexel, nos Estados Unidos, desenvolveu um estudo sobre os fatores que definem os resultados de alguém, inclusive no âmbito psicológico.

Assim, quanto o assunto é quanto tempo demora para emagrecer, alguns fatores para serem considerados são:

Quanto tempo demora para emagrecer?

Peso inicial

O peso inicial de quando alguém começa seu processo de emagrecimento é determinante para quanto tempo será necessário para notar mudanças. 

De modo geral, é comum que quanto mais peso uma pessoa tiver para perder, mais rápido ela notará mudanças. Por exemplo, se o IMC indica obesidade, é provável que essa pessoa note resultados positivos mais rapidamente. 

Em contrapartida, uma pessoa com um IMC mais baixo tende a demorar mais tempo para notar seu emagrecimento. 

Leia também: IMC: Saiba o que é e como calcular

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Tipo de dieta 

dietas específicas que resultam em emagrecimento de forma mais rápida e outras que levam mais tempo. Portanto, o tipo de dieta seguida é determinante para quanto tempo levará para notar resultados. 

Por exemplo, a Dieta Dukan, assim como a Dieta Atkins, geralmente apresentam resultados mais rapidamente. Entretanto, quanto mais radical o estilo alimentar, mais difícil manter o peso após o regime terminar, ou seja, a chance de recuperar os quilos perdidos é grande.

Leia também: Dieta dukan: o que é e como seguir o estilo alimentar

Ingestão de carboidrato

Menor ingestão de carboidrato pode levar uma pessoa a “desinchar”, por isso passa a impressão de emagrecimento rápido. Isso acontece pois o corpo necessita de água para estocar carboidratos, portanto, ao consumir menos desse macronutriente, o corpo armazena também menos água. 

É importante ressaltar, porém, que perder água é diferente de perder gordura. 

Leia mais: Dieta low carb: o que é, como funciona e cardápio

Frequência na balança

A princípio, quanto menos você se pesar na balança, mais fácil será notar a perda peso. O motivo disso é simples: é mais possível perder peso em 7 dias do que em apenas 24 horas. Portanto, é recomendado pesar-se uma vez na semana, e não todos os dias. 

Quanto tempo demora para emagrecer: método de medir

Certamente, não há apenas um modo de notar seu emagrecimento e não apenas um método para medir isso. 

Portanto, é possível perceber seus resultados, por exemplo: na balança, nas roupas, no espelho, etc. Além disso, o corpo não perde gordura de forma homogênea, ou seja, há partes do corpo que emagrecem mais facilmente e outras com maior dificuldade.

Leia também: Emagrecimento saudável: 30 dicas para perder peso com saúde

Em suma, é difícil estimar quanto tempo será necessário para notar seu emagrecimento. Muitos fatores devem ser levados em consideração e esse é um processo extremamente individual. 

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!