Taumatina: adoçante natural é 3 mil vezes mais doce que o açúcar

Alimentação Bem-estar
26 de Fevereiro, 2024
Taumatina: adoçante natural é 3 mil vezes mais doce que o açúcar

A taumatina é um adoçante natural, cerca de 2.000 a 3.000 vezes mais doce que o açúcar, extraído de uma fruta africana chamada katemfe. É, muitas vezes, descrito como “milagroso”, já que é mais doce do que o açúcar comum, apesar de ser uma proteína. Por isso, é um ingrediente comum de alimentos e bebidas, especialmente em produtos de baixa caloria e dietéticos. Além disso, tem a vantagem de não contribuir para a cárie dentária. Veja outras características.

Leia mais: Malefícios do açúcar no corpo: saiba quais são eles

Afinal, o que é a taumatina?

A taumatina é uma proteína natural composta por uma sequência de aminoácidos. É extremamente doce, por isso sua utilização deve ser pouca. Além de adoçar, também realça o sabor dos alimentos e bebidas. Pode, ainda, mascarar gostos residuais indesejáveis, como o amargor de alguns adoçantes artificiais.

Outra característica da taumatina é que possui baixo teor calórico,bem como baixo índice glicêmico. Por isso pode ser interessante para quem busca controlar o peso ou reduzir o consumo de açúcar. Por fim, trata-se de um alimento aprovado pela ANVISA.

Benefícios

  • Para pessoas com diabetes: Por não influenciar nos níveis de glicose no sangue, pode ser uma opção de adoçante para quem tem diabetes.
  • Quem quer emagrecer: O baixo teor calórico a torna interessante para quem busca perder peso. No entanto, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, o uso dos adoçantes dietéticos por longos períodos não promove a redução de gordura corporal.
  • Quem busca consumir menos açúcar: Pode ser uma alternativa ao açúcar tradicional, ajudando a reduzir a ingestão de calorias.

Recomendações sobre a taumatina

A taumatina é metabolizada da mesma forma que as proteínas, por isso ela não faz mal à saúde. Além disso, por ser uma proteína e não um carboidrato, não aumenta os níveis de glicose de pessoas que possuem diabetes.

No entanto, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, crianças e adolescentes só devem usar adoçantes, como a taumatina, após os 2 anos de idade ou em casos de diabetes e seguindo a orientação de um pediatra quanto ao tipo e a quantidade do adoçante.

Onde encontrar a taumatina?

A taumatina é comumente encontrada na indústria alimentícia em diversos produtos, como doces, bebidas, produtos de confeitaria, iogurtes, chicletes e balas. Além disso, pode ser um dos ingredientes para adoçar receitas, como bolos, tortas, cafés e chás.

O adoçante natural está disponível em lojas de produtos naturais, em pó ou em cápsulas. Ou, ainda, em supermercados, na forma de produtos adoçados com taumatina, como doces e bebidas.

Consuma com moderação

Assim como qualquer outro alimento, deve haver moderação no consumo da taumatina. Isso porque, em excesso, o ingrediente pode causar efeitos colaterais, como náuseas e diarreia, por exemplo. Além disso, pessoas com diabetes ou outras condições de saúde devem consultar um médico antes de consumir a taumatina.

Taumatina ou stevia: qual é a melhor opção?

Assim como a stevia e o xilitol, a taumatina é um edulcorante natural, isto é, extraído de frutas, vegetais ou cereais, como o milho. Em comparação com a stevia, outro adoçante natural, a taumatina é ainda mais doce. A stevia é obtida da planta Stevia Rebaudiana Bertoni e tem o poder de adoçar de 200 a 300 vezes mais que o açúcar comum. Enquanto a stevia possui uma quantidade máxima diária recomendada de 5,5mg por Kg de peso corporal, a taumatina não tem uma quantidade máxima de ingestão diária recomendada. Além disso, ambos os adoçantes podem ser usados por todas as pessoas.

Referências: Sociedade Brasileira de Diabetes e Associação Internacional de Adoçantes.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva