Malefícios do açúcar no corpo: saiba quais são eles

Saúde
23 de Novembro, 2022
Malefícios do açúcar no corpo: saiba quais são eles

Manter uma alimentação saudável é essencial, tanto para a nossa saúde física quanto mental. Alguns hábitos alimentares podem parecer inofensivos – e deliciosos – mas fazem mal e podem causar diversas doenças, como por exemplo, exagerar no consumo de alimentos ricos em açúcar.

O açúcar está presente, principalmente, em alimentos industrializados, como refrigerantes, chás prontos para beber, além de bolos, balas e sorvetes. Também consumimos açúcar em forma pura quando adoçamos diversas bebidas e alimentos, como café, sucos, doces e até frutas.   

Impactos do açúcar em excesso 

Você já sabe quais são os principais problemas causados pelo consumo excessivo de açúcar? Confira aqui:

Obesidade

O excesso de açúcar é um dos principais responsáveis pela obesidade. Afinal, é um ingrediente rico em calorias. E bebidas como refrigerantes, sucos e chás doces são feitas com frutose, um tipo de açúcar obtido em frutas, mel, e xarope de milho, e muito utilizado para adoçar alimentos industrializados.

Mas o consumo excessivo deste tipo de açúcar pode aumentar a fome e o desejo por comida¹, mostra um estudo feito em 2015. A pesquisa mostra que por ter um sabor mais adocicado, a frutose dá sensação de prazer, fazendo com que o indivíduo sinta mais fome do que quando consome glicose.

De acordo com estudo publicado² pela World Obesity Federation em março de 2022, existe uma previsão de que haverá 34% de pessoas com obesidade no Brasil em 2030, ou seja, 53 milhões de brasileiros, que representa ¼ da população do país. Outro dado da mesma pesquisa, indica que, atualmente, 2,8 milhões de pessoas morrem por ano em decorrência do excesso de peso e da obesidade.

Leia também: Você pode estar comendo açúcar “escondido” sem saber

Doenças cardiovasculares

As dietas ricas em açúcar estão relacionadas ao aumento de doenças cardiovasculares – uma das principais causas de morte no mundo³. É o que diz um estudo feito em 2014 e publicado no JAMA Internal Medicine.

Os pesquisadores encontraram ao longo de 15 anos de pesquisa, que as pessoas que consumiram 17% a 21% de calorias com açúcar adicionado, tiveram 38% mais risco de morrer por doenças cardiovasculares, comparado aos que consumiram apenas 8%. 

Além disso, outro achado de 2011 e publicado no PubMed, descobriu que bebidas adoçadas com açúcar aumentam o risco de aterosclerose, doença caracterizada pela alta concentração de placas de gordura, cálcio e outras substâncias nas artérias.

Diabetes tipo 2

O consumo exacerbado de açúcar também é responsável por aumentar os níveis de glicose no sangue. Assim, aumenta a resistência à insulina (hormônio produzido para regular os níveis de açúcar no sangue) e, consequentemente, causa a diabetes tipo 2, uma doença adquirida ao longo da vida, por maus hábitos, principalmente pela má alimentação.

A Federação Internacional de Diabetes(IDF, na sigla em inglês) estima que 537 milhões de pessoas entre 20 e 79 anos possuam a condição atualmente. Segundo a OMS, entre 2019 e 2021, houve uma incidência de 16% da doença entre a população mundial. No Brasil, 16,8 milhões de pessoas possuem diabetes, sendo 95% do tipo 2.

Cárie

De acordo com um estudo feito em 2013, publicado no National Library of Medicine, comer muitos alimentos ricos em açúcar pode causar cáries, uma infecção que causa destruição dos tecidos calcificados do dente, pois as bactérias que vivem na nossa boca, se alimentam de açúcar e liberam ácido que desgastam os dentes.

Gordura no fígado

O alto consumo de açúcar também vem sendo altamente associado a um risco de doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA), condição caracterizada pelo acúmulo de gordura no fígado.  Isso porque o açúcar é rico em frutose, um tipo de carboidrato digerido pelo fígado.

Quantidade ideal de açúcar 

Grande parte da população brasileira está acostumada a comer açúcar todos os dias. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS)¹⁰, o recomendado é ingerir, no máximo, apenas 50 gramas de açúcar diariamente.

No entanto, dados do Ministério da Saúde¹¹ mostraram que os brasileiros têm consumido muito mais: 80 gramas, equivalente a 16% das calorias diárias totais.

Por essa razão, muitas pessoas estão tentando mudar seus hábitos e reduzir o consumo. Dados da Mintel, por exemplo, mostram que 55% das pessoas estão querendo limitar o consumo de açúcar.

Você pode reduzir a ingestão de açúcar, fazendo trocas inteligentes no dia a dia, ao optar por adoçantes mais naturais, como stévia, taumatina e xilitol para adoçar alimentos como iogurtes, sucos e café. São alternativas mais saudáveis, que ajudam não só a reduzir o consumo de açúcar, mas também na ingestão de calorias. Basta apenas escolher o adoçante que mais agrada o seu paladar. 

E para bebês e crianças?

Os bebês devem se alimentar exclusivamente de leite materno durante os seis primeiros meses de vida. Dessa maneira, a partir dos seis meses, é recomendado adicionar alimentos seguros e nutritivos, como arroz, tubérculos, frutas e legumes, evitando o açúcar até os dois anos de vida.

A recomendação da OMS é não adicionar sal ou açúcar nesses alimentos.

Receitas saudáveis: utilizando adoçante Finn em substituição ao açúcar 

Overnight oat

 

Ingredientes:

  • Pote de iogurte desnatado (1 unidade);
  • 1 copo de leite (use o copo vazio do iogurte para medir);
  • 1 + 1/2 xíc. (chá) de flocos de aveia;
  • 20 gotas de Finn Xilitol Líquido;
  • 2 col. (sopa) de chia;
  • 1 banana prata, em rodelas;
  • 65g de blueberry;
  • 1 pitada de canela em pó (opcional).

Modo de preparo:

Em uma tigela, coloque o iogurte, o leite, os flocos de aveia, as 20 gotas de Finn Xilitol Líquido, a chia e misture bem. Deixe a mistura descansando de um dia para o outro. Pegue outro pote, cubra o fundo com a mistura, acrescente as frutas e termine com o restante do iogurte. Decore com as frutas e canela. Sirva em seguida.

Panqueca doce com frutas e ganache de chocolate

Ingredientes da panqueca:

  • 2 ovos;
  • 30 gotas de Finn Xilitol Líquido;
  • 2 col. (sopa) de óleo vegetal;
  • 3/4 xíc. (chá) de leite desnatado;
  • 1/2 xíc. (chá) de farinha de linhaça;
  • 3/4 xíc. (chá) de farinha integral;
  • 2 xíc. (chá) de frutas de sua preferência;
  • 1 col. (sopa) de azeite.

Ingredientes do ganache:

Modo de preparo da panqueca:

Em uma tigela, coloque os 2 ovos, as 30 gotas de Finn Xilitol Líquido, as 2 colheres de sopa de óleo vegetal, o leite e misture até ficar homogêneo. Acrescente a farinha de linhaça, a farinha integral e bata com um batedor de arame. Pincele uma frigideira (23 cm de diâmetro) com azeite. Despeje 1/4 de xícara (chá) de massa e leve ao fogo médio deixando aproximadamente 1 minuto de cada lado, ou até começar a dourar e desgrudar. A cada 3 panquecas, pincele um pouco de azeite. Siga esse processo até terminar a massa.

Modo de preparo do ganache:

Bata o abacate, as 4 colheres (sopa) de cacau e as 15 gotas de Finn Xilitol Líquido no liquidificador até virar um creme homogêneo.

Finalização:

Disponha uma panqueca já pronta em uma superfície lisa, recheie com as frutas e com o ganache. Dobre a panqueca e se quiser adicione mais creme e ganache.

Cookies de cacau e aveia

Ingredientes:

  • 1/3 de xícara de chá de farinha de trigo integral;
  • 1/2 xícara de chá de flocos finos de aveia;
  • 8 sachês (40g) Finn Xilitol;
  • 1/4 xícara de chá de cacau em pó 100%;
  • 1 ovo;
  • 1/4 xícara de chá de óleo de coco;
  • 1/2 colher de chá de essência de baunilha;
  • 1 colher de sopa de gergelim;
  • 1 colher de chá de fermento em pó.

Modo de preparo:

Misture o óleo de coco, o ovo e o adoçante Finn Xilitol dentro de um bowl grande. Acrescente o cacau, a baunilha e misture bem. Em seguida, acrescente a aveia, a farinha, o gergelim e o fermento em pó. Mexa até obter uma mistura homogênea. Com o auxílio de uma colher, coloque as porções de massa em um tabuleiro untado com óleo de coco. Faça bolinhas pequenas e coloque-as com uma distância grande. Leve ao forno aquecido 180ºC por aproximadamente 15-20 minutos dependendo do forno. Espere os cookies esfriarem para ficarem secos e crocantes. Sirva.

Referências consultadas

Bibliografia

Produtos Finn com desconto de 25% no site Droga Raia e Drogasil. Aproveite!

Leia também:

montagem com as fotos de Wagner
Saúde

Ele já fez mais de 100 doações de sangue e plaquetas: “dar um pouco da minha saúde para quem precisa”

Conheça a história de Wagner Hirata, que tem as doações de sangue e plaquetas como um de seus propósitos de vida

neuralgia do trigêmeo
Saúde

Neuralgia do trigêmeo: doença que provoca uma das piores dores do mundo

Sintomas de doença são dores muito fortes e rápidas em apenas um lado do rosto, causando sensação de choque ou de um golpe muito forte

Reynaldo Gianecchini
Saúde

Reynaldo Gianecchini revela diagnóstico de doença autoimune

A síndrome de Guillain Barré causa fraqueza e dificuldades para mover os braços e as pernas