Suco de tomate com limão emagrece? Saiba mais sobre a bebida

Alimentação Bem-estar
19 de Abril, 2022
Suco de tomate com limão emagrece? Saiba mais sobre a bebida

O limão deixa nosso suco gástrico mais ácido, o que melhora a digestão da proteína e reduz processos inflamatórios, a produção de gordura hepática e insulina. Além disso, a fruta é considerada antioxidante e auxilia na prevenção de resfriados e gripe. O tomate, por outro lado, concentra poucas calorias e quase nada de açúcar. Será, então, que o suco de tomate com limão emagrece? Descubra a seguir.

Benefícios do suco de tomate com limão

Os dois alimentos são muito consumidos pelos brasileiros porque são baratos. O tomate, por exemplo, é extremamente versátil: apesar de ser tecnicamente um fruto, ele vai muito bem em saladas, molhos e até sucos.

Já o limão é o ingrediente que a maioria de nós pensa quando o assunto é temperar. Confira mais vantagens:

Ricos em nutrientes

Você sabia que um único tomate pode fornecer cerca de 40% da quantidade diária recomendada de vitamina C? Além disso, é rico em vitamina A, que beneficia a imunidade e a saúde da pele; vitamina K, que é boa para os ossos; e potássio, um nutriente essencial para a função cardíaca, as contrações musculares e a manutenção da pressão sanguínea.

Por outro lado, o limão, além da vitamina C, é um excelente antioxidante e rico em fibras solúveis que ajudam a diminuir o apetite e regular o intestino.

Melhoram a absorção de outros nutrientes

A vitamina C, que auxilia nas defesas do organismo, também é responsável por otimizar a absorção de ferro. Por isso, um exemplo é apostar em folhas de cor verde-escura, que são ricas em ferro, com suco de limão natural (ou de tomate).

Tomate pode ser bom para prevenir alguns tipos de câncer

Estudos descobriram ligações entre o composto licopeno, presente no fruto, e uma menor incidência de câncer de próstata, ovário, pulmão e estômago.

Leia também: Chá verde com morango emagrece: verdade ou mito?

Afinal, suco de tomate com limão emagrece?

Ambos têm muitos benefícios comprovados para a saúde. Assim, não existe contraindicação à ingestão dessa tendência. No entanto, nenhuma evidência sugere que eles devam ser consumidos juntos para potencializar os benefícios.

Dessa maneira, respondendo à pergunta se o suco de tomate com limão emagrece, apesar de saudável, não existe comprovação de que a bebida potencializa a perda de peso por si só.

Pois, para que exista emagrecimento, é necessário ter déficit calórico. Ou seja, quando o organismo consome menos calorias do que gasta. O ideal é consultar um nutricionista para que ele monte um cardápio saudável que contenha o suco.

Receita de suco de tomate com limão

Ingredientes:

  • 4 tomates;
  • 1 limão.
  • 500ml de água;

Modo de preparo:

Primeiramente, pique os tomates e retire as sementes. Em seguida, misture todos os ingredientes no liquidificador e bata.

Leia também: Água com limão no jejum intermitente. Pode?

Leia também:

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina

aveia com limão
Alimentação Bem-estar

Dieta Oatzempic: suco de aveia com limão realmente emagrece?

Shake não oferece riscos, mas não cumpre efeitos milagrosos na perda de peso