Chá verde com morango emagrece: verdade ou mito?

Alimentação Bem-estar
11 de Março, 2022
Chá verde com morango emagrece: verdade ou mito?

O gosto dele é um pouco amargo, mas a ciência já provou que vale a pena fazer careta pela quantidade de vantagens que o chá verde pode fazer pela sua saúde. E, não é de hoje que muita gente usa o chá verde para emagrecer. Mas, agora, uma tendência se concentra em especular quais os potenciais benefícios à saúde de tomar chá verde com morango. Os adeptos dessa bebida afirmam que a mistura ajuda a derreter a gordura e potencializar a perda de peso. Contudo, será que chá verde com morango emagrece?

Benefícios do chá verde e do morango

O chá verde exerce uma importante função antioxidante, o que contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e câncer, por exemplo. Entre outros benefícios, o chá verde acelera o metabolismo, fazendo você queimar gordura mais rapidamente e, assim, emagrecer

Além disso, as catequinas de sua composição interagem com os receptores da leptina, hormônio relacionado à sensação de saciedade do organismo, evitando que você coma mais do que o necessário para seu organismo.

A bebida também é diurética. Chás diuréticos ajudam o corpo a desinchar e se livrar do excesso de líquidos, principalmente água, e do sal, cujo principal efeito é inchaço no abdômen e nos membros inferiores.

Já o morango é pouco calórico. Uma xícara da fruta fornece apenas 46 calorias. A variedade de nutrientes que carrega é enorme. Os benefícios que trazem ao organismo ainda mais. 

Também é rico em flavonoides, substâncias associadas a um risco reduzido de ganho de peso relacionado à idade. O efeito pode ser devido à capacidade dos flavonoides de aumentar a captação de glicose no músculo e /ou diminuir a captação de glicose no tecido adiposo. Por isso, comer morangos no final da refeição ainda ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e insulina.

Além disso, a fibra presente na fruta (cerca de 3 gramas por xícara) ajuda a manter uma boa saúde digestiva ao apoiar o crescimento de bactérias intestinais saudáveis, que estão ligadas à imunidade e ao humor.

Afinal, chá verde com morango emagrece?

Ambos têm muitos benefícios comprovados para a saúde, os quais estão predominantemente associados ao seu alto teor de antioxidantes. Estas são moléculas que protegem o corpo dos efeitos nocivos de quantidades excessivas de radicais livres.

Não existe contraindicação à ingestão de chá verde com morango. No entanto, nenhuma evidência sugere que eles devam ser consumidos juntos para potencializar os benefícios. Sendo assim, não existe comprovação de que a mistura seja eficaz para aliviar a diarreia ou fazer com que a gordura do corpo derreta. Portanto, não há necessidade de misturar os dois se você não quiser: você pode consumir os ingredientes separadamente. 

Receita de chá verde com morango

Ingredientes

  • 8 g de chá verde
  • 250 ml de água filtrada aquecida a 70 °C
  • 750 ml de água filtrada gelada
  • 8 morangos médios

Modo de preparo

Infusione as folhas de chá na água filtrada aquecida a 70 °C, por cerca de 1 a 2 minutos e coe. Adicione a água gelada e depois os morangos. Bata com o auxílio de um mixer ou liquidificador até ficar homogêneo.

Mas, para ficar ainda mais refrescante, deixe os morangos por 3 horas no congelador, antes de batê-los.

Leia também: Água com limão no jejum intermitente. Pode?

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas