Suco de maçã com canela emagrece? Tem efeito termogênico?

Alimentação Bem-estar
02 de Março, 2022
Suco de maçã com canela emagrece? Tem efeito termogênico?

Quem está em busca de eliminar uns quilinhos da balança já deve ter ouvido falar sobre os sucos detox e como eles agem no organismo, ajudando a desinchar e emagrecer. Mas, uma novidade que vem aparecendo com frequência entre as receitas de bebidas para perder peso é o suco de maçã com canela. Quem consome a mistura, diz que ela emagrece e desincha. 

Quando se trata de ranking lanches saudáveis, a maçã está bem posicionada. Ela é abundante em vitaminas, tem uma vida útil muito longa em comparação com outras frutas, é fácil de carregar e, principalmente, deliciosa. 

Comer apenas uma maçã lhe dará 14% de seu valor diário de vitamina A e 11% de seu valor diário de vitamina C. Antioxidantes presentes no alimento ajudam a prevenir danos excessivos dos radicais livres, e evitar esses radicais pode reduzir o envelhecimento e o risco de doenças. Tudo isso por apenas 95 calorias a unidade. 

Mas, lembre-se de que você só colherá a maioria desses benefícios se mantiver a casca da fruta, por isso, evite descascá-la. 

Além disso, o alto teor de fibras significa que elas oferecem uma dose saudável de prebióticos (fibra indigestível que as bactérias “boas” do seu intestino comem). Prebióticos podem melhorar a saúde gastrointestinal, bem como aumentar a absorção de cálcio.

Por outro lado, a canela estimula a digestão e ainda reduz os níveis ruins de colesterol no sangue. Além disso, ela é considerada termogênica. Ou seja, está entre os alimentos que “obrigam” o organismo a gastar mais energia durante a digestão e, assim, favorecem a perda de peso. 

Suco de maçã com canela emagrece? Desincha?

Ambos têm muitos benefícios comprovados para a saúde, e não existe contraindicação à ingestão dessa tendência. No entanto, nenhuma evidência sugere que eles devam ser consumidos juntos para potencializar os benefícios. 

Sendo assim, não existe comprovação de que a mistura seja eficaz para emagrecer e desinchar sem analisar o contexto da alimentação como um todo. Pois, para que haja emagrecimento de fato é preciso ter déficit calórico. Ou seja, o corpo precisa consumir menos calorias do que gasta Portanto, não há necessidade de misturar os dois se você não quiser: você pode consumir os ingredientes separadamente. 

A canela, por exemplo, é uma ótima alternativa para quando bater aquela vontade de comer doce. Sendo assim, você pode salpicar canela em pó nas frutas, em bebidas quentes, leite e, se você gostar, até na comida. 

Receita de suco de maçã com canela

Ingredientes

  • 1 unidade média de maçã fuji
  • Canela em pó à gosto
  • Gengibre à gosto

Modo de preparo 

Pegue a canela, a maçã, a água e o gengibre coloque em uma panela e deixe ferver por ou – 15 minutos, depois é só coar pode ser servido quente ou gelado a gosto. 

Leia também: 8 alimentos termogênicos que são aliados da dieta

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina