Gwyneth Paltrow ensina receita de sopa de ossos. Vantagens
Uma sopa feita apenas com ossos de animais é uma das grandes apostas de Gwyneth Paltrow para nutrir o corpo. Realmente, o já conhecido “caldo de ossos” concentra inúmeros nutrientes, incluindo aminoácidos, mas não substitui uma refeição completa — como uma sopa preparada com legumes, carne ou frango, por exemplo. Saiba mais sobre a receita e como usá-la no dia a dia!
Sopa de ossos da Gwyneth Paltrow
O assunto veio à tona quando a atriz participou do podcast Dear Media. Durante a entrevista, a estrela de 50 anos revelou alguns de seus hábitos de saúde e bem-estar — eles foram criticados pelo público, que os considerou radicais demais.
Gwyneth Paltrow contou, por exemplo, que janta cedo porque faz jejum intermitente (isto é, ela alterna períodos de alimentação normal com períodos sem comer). Além disso, disse que gosta de tomar sopa de ossos no almoço.
Logo, a atriz recebeu críticas dos internautas. Eles afirmaram que ela estava incentivando práticas alimentares nada saudáveis. O que deixou muita gente em dúvida: afinal, o tal caldo de ossos é saudável?
Leia também: Triglicérides: O que é, riscos e como controlar
Sopa de ossos, que Gwyneth Paltrow ama, é saudável?
Na verdade, esse alimento é muito nutritivo e oferece uma série de benefícios para o nosso organismo. Ele é feito fervendo os ossos e os tecidos conjuntivos dos animais.
Rico em cálcio, magnésio, potássio, fósforo e outros minerais, o consumo do caldo de ossos ajuda no desenvolvimento e no fortalecimento dos dentes dos ossos, enquanto o ômega-3 contribui para a redução de inflamações.
Ademais, como é fonte de aminoácidos (em especial a glutamina), ele é um ótimo defensor no tratamento de problemas inflamatórios intestinais. Da mesma maneira, previne o envelhecimento precoce, por conta do alto teor de colágeno.
Mas se a receita é de fato saudável, por que as críticas? A questão é que apesar de boa para a saúde, a sopa de ossos não substitui uma refeição completa (que inclui boas fontes de carboidratos, proteínas, legumes e verduras).
Portanto, almoçar apenas o caldo pode não fornecer todos os nutrientes necessários para o correto funcionamento do corpo — ainda mais depois de longas horas em jejum, como é o caso da atriz.
Leia também: Mel Maia: atriz inicia dieta com nutricionista. Entenda o tratamento!
Então, como consumir?
Uma dica é apostar nesse preparo como uma entradinha antes do prato principal, ou então usar o caldo como base de sopas, molhos e bebidas saudáveis. Isso enriquecerá demais as suas receitas!
No mais, é sempre importante consultar o seu nutricionista para entender as quantidades, os horários e as melhores formas de ingestão desse alimento — ou até se a sopa de ossos é realmente uma boa opção para você.
Para fazer um caldo de ossos nutritivo e saboroso, use uma variedade de ossos, como de vaca, frango ou peru. Adicionar vinagre, água, vegetais e temperos de sua preferência também ajuda a melhorar o sabor. Depois, é só levar para cozinhar por várias horas (entre 12 e 24), e coar!
Prepare em grandes quantidades e armazene com segurança na geladeira por até cinco dias. Porém, caso queira consumir por mais tempo, você pode congelá-lo em pequenos potes ou até em formas de gelo no freezer.