Mel Maia: atriz inicia dieta com nutricionista. Entenda o tratamento!

Alimentação Bem-estar Equilíbrio
15 de Março, 2023
Mel Maia: atriz inicia dieta com nutricionista. Entenda o tratamento!

A atriz Mel Maia, de 18 anos, fez um desabafo na última segunda-feira (13) sobre as mudanças que tem feito em seu estilo de vida após desenvolver crises de ansiedade. Para iniciar os novos hábitos, primeiramente, a global passou em uma consulta com o seu nutricionista para acompanhamento e revisão do seu plano alimentar. Entenda agora a importância de ter hábitos saudáveis

Leia mais: Exercícios de respiração melhoram humor e ansiedade, diz estudo

Mel Maia fala sobre crises de ansiedade

“É um assunto delicado. Internet é uma grande mentira e todo mundo já sabe. Cheguei em casa, tenho um monte de coisa pra fazer, tenho meus problemas pessoais – que não costumo falar e não gosto de expor essas coisas – mas chego aqui em casa e tem a ansiedade. Começo a chorar, e a me sentir sobrecarregada e culpada pelas coisas que preciso fazer e não faço. E se não posto isso, todo mundo ia acha q eu estava feliz, superbem”, começou ela, que chegou a ficar com a voz embargada pela emoção.

Mel, que faz terapia, ainda falou que cada pessoa tem de respeitar o próprio corpo e seus limites para manter o equilíbrio e não se deixar consumir pela ansiedade.

“Quando digo que internet é uma mentira, é isso: a gente sempre posta os melhores momentos. Quando a gente está mal, a gente acaba não postando. A gente não tem obrigação de postar quando está mal. Mas as pessoas assistindo acham que a pessoa é um morango. Todo mundo tem problema na vida, a vida não é incrível pra todo mundo. Mas a gente tem que respeitar nossos limites, senão a gente surta. E a minha saúde, a saúde do meu corpo, a única pessoa pode contar sou eu”, disse.

Nutricionista de Mel Maia fala sobre o tratamento da atriz

Thiago Monteiro, nutricionista de Mel Maia, falou sobre como tem sido a alimentação no tratamento da atriz. “Fazer uma dieta por conta própria pode não trazer os resultados esperados e ainda acarretar em vários problemas de saúde como, perda de massa muscular, anemia, queda de cabelo, irritabilidade, cansaço, tontura, dificuldade para dormir, deficiência nutricional e enfraquecimento do sistema imunológico, entre outros sintomas”, explica.

Ele ressalta que, assim como a atriz, é importante ter planejamento e não aderir a dietas muito restritivas. “É preciso planejar! Para iniciar um plano alimentar é muito importante considerar fatores como rotina, metas e objetivos. Criar um cardápio individualizado e pensar como dividir as refeições durante o dia da melhor forma conforme sua disponibilidade”, ressalta Thiago.

A importância de hábitos saudáveis no tratamento da ansiedade

Você sabia que sua alimentação pode contribuir para o desenvolvimento de ansiedade? Isso porque o estresse crônico de certos alimentos pode fazer com que o corpo entre em um modo de luta ou fuga, liberando adrenalina e cortisol.

Além disso, se não estiver comendo o suficiente durante o dia, principalmente alimentos ricos em carboidratos, pode ter níveis reduzidos da serotonina, um hormônio que tem um efeito calmante. Portanto, pode sentir mais ansiedade quanto mais restringe ou fica obcecado com as calorias que consome.

A alimentação também pode causar sintomas de ansiedade física. Se você está estressado com suas escolhas alimentares, ou vai a algum lugar que não tenha seus “alimentos aprovados pela dieta”, a ansiedade pode causar tensão no peito, batimentos cardíacos acelerados e o medo pode levá-lo às lágrimas. Continuar seguindo as regras alimentares pode parecer a coisa ‘certa’ a ser feita para conter as respostas físicas no corpo. Mas, sempre haverá um evento ou tempo em que você não será capaz de cumprir as regras. Ainda, fazer dieta pode fazer você temer situações sociais, o que causa isolamento e solidão.

Por fim, se você for dormir com fome ou com fortes desejos, cortisol e a adrenalina são liberados devido ao estresse. Isso pode causar interrupção do sono. A falta de sono, por sua vez, pode aumentar ainda mais os níveis de cortisol, bem como o hormônio da fome grelina, além de aumentar a vontade de comer.

Portanto, se há o desejo de emagrecer, em vez de confiarmos em nós mesmos em torno da comida é preciso consultar um nutricionista, assim como Mel Maia, para saber qual a melhor maneira de seguir uma dieta.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

treinar de manhã
Bem-estar Movimento

6 passos para pegar gosto em treinar de manhã

Com essas dicas você poderá começar o dia priorizando a sua saúde. Confira!

Bem-estar Saúde

Como ter mais saúde com a Vitat?

Cuidar mais da saúde é uma das principais metas que as pessoas definem para o próximo ano. Para isso, diversas ferramentas podem ajudar, como o aplicativo