Exercícios de respiração melhoram humor e ansiedade, diz estudo

Bem-estar Equilíbrio
17 de Janeiro, 2023
Exercícios de respiração melhoram humor e ansiedade, diz estudo

Respirar é um ato natural e automático. Mas você sabia que alguns exercícios de respiração podem trazer vários benefícios para o corpo e mente? 

De acordo com um estudo feito pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, as técnicas de respiração de apenas cinco minutos podem melhorar o humor e reduzir os sintomas de ansiedade.

Leia também: Respiração holotrópica: Conheça a prática e seus benefícios

Resultados da pesquisa sobre exercícios de respiração

A pesquisa, publicada no periódico científico Cell Reports Medicine, contou com a participação de 108 pessoas. Assim, eles foram divididos em quatro grupos e foram analisados durante um mês:

  • Primeiro grupo: 30 voluntários que praticaram suspiro clínico, um exercício onde a pessoa inspira lentamente, puxa a respiração de forma mais curta e expira em seguida;
  • Segundo grupo: 20 voluntários foram instruídos a fazer a respiração em caixa, que consiste basicamente em inalar o ar, prender a respiração, soltar o ar e segurar novamente;
  • Terceiro grupo: 33 pessoas fizeram a hiperventilação clínica, que é basicamente inspirar profundamente enquanto faz expirações curtas antes de expirar completamente;
  • Quarto grupo: os últimos 24 participantes realizaram meditação todos os dias por cinco minutos.

A partir disso, os resultados mostraram que os participantes tiveram melhora do humor, ansiedade e frequência respiratória. Além disso, os pesquisadores descobriram que os exercícios de respiração foram mais eficazes que a própria meditação.

Leia também: Respiração durante os treinos: como fazê-la de forma correta

“Nossa compreensão dos efeitos da respiração no cérebro e no corpo deve permitir que práticas específicas de respiração apoiadas pela ciência sejam projetadas para melhorar a tolerância ao estresse e o sono, aumentar a energia, o foco e a criatividade e regular os estados emocionais e cognitivos”, explicou a autora do estudo e pesquisadora de Stanford, Melis Yilmaz Balban, em entrevista ao jornal britânico DailyMail.

Referência: DailyMail

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

lesões no beach tennis
Bem-estar Movimento

Lesões no beach tennis: joelho e ombro são as mais comuns. Veja como evitar

Assim como em outras atividades, também há risco de lesões no Beach Tennis. Portanto, veja dicas de como evitar lesões como epicondilite lateral.

fasting mimicking
Alimentação Bem-estar

Diet Fasting Mimicking: o que é o método que imita jejum?

A metodologia restringe calorias por um período de tempo determinado

óleo de coco
Alimentação Bem-estar

Óleo de coco: benefícios e possíveis usos

Multiuso e cheio de benefícios, o óleo de coco é um dos destaque do momento para quem procura uma vida mais saudável. Saiba mais