Emagrecer ou manter um peso saudável pode ser um desafio ainda maior quando a temperatura cai. Acordar mais cedo para praticar atividades físicas, por exemplo, direcionar o apetite para o consumo de saladas, legumes e frutas, ter disposição para fazer coisas a pé, entre outros, são ações deixadas de lado por muita gente durante o inverno. Mas sabe o que pode ser uma grande aliada para segurar a fome? Uma sopa-creme de carotenoides!
Leia também: Dicas para emagrecer: “planejamento é a chave do sucesso”, diz especialista
Porque todas essas mudanças de comportamento citadas anteriormente normalmente contribuem para o maior acúmulo de gordura corporal, o que reflete nas taxas de sobrepeso, obesidade e doenças crônicas.
Então, para ajudar a driblar a fome no frio e, mesmo com as temperaturas baixas, continuar o processo de emagrecimento ou conseguir manter o peso, a nutricionista e especialista em Obesidade e Emagrecimento pela UNIFESP e mestre em Ciências da Saúde pela FMUSP, Inarí Ciccone, cita três estratégias úteis que ajudam as pessoas na temporada:
Leia também: Trocas inteligentes para manter a perda de peso nas férias
De quebra, a nutricionista ensina uma receita que, além de ser deliciosa, é altamente funcional e benéfica para a saúde:
Ingredientes:
Modo de preparo:
Primeiramente, em uma panela grande, cozinhe em água fervente a abóbora, a cenoura, a cebola, o alho e o sal. Cozinhe por 15 minutos, até os legumes desmancharem, e então bata tudo em um mixer ou um liquidificador para virar um creme. Em seguida, volte para a panela e adicione a couve picada, cozinhando por mais cinco minutos, e reserve.
Por fim, em uma frigideira antiaderente, grelhe o peixe em um fio de azeite — você pode temperar com gotas de limão e ervas naturais, como tomilho e noz-moscada ralada. Depois, monte no prato: o creme por baixo e o peixe por cima. Adicione as sementes tostadas a gosto e aproveite!
Fonte: Inarí Ciccone, nutricionista e especialista em Obesidade e Emagrecimento pela UNIFESP e mestre em Ciências da Saúde com ênfase em reprodução humana pela FMUSP.