Silício: Benefícios e quais alimentos são ricos no mineral

Alimentação Bem-estar
23 de Junho, 2020
Silício: Benefícios e quais alimentos são ricos no mineral

O silício é um dos minerais mais importantes para o corpo humano e deve fazer parte da dieta. Pois, ele realiza diversas funções essenciais no organismo. Ele é essencial para a produção de colágeno e cicatrização da pele, além de prevenir o envelhecimento precoce. Também fortalece ossos, unhas, cabelos e protege a saúde cerebral, evitando doenças degenerativas.

Diferentes modos de adquirir silício

Ele pode ser obtido da alimentação ou ingerido através da suplementação. Para manter um bom consumo de silício no dia a dia, você precisa montar uma dieta rica em frutas, oleaginosas e legumes. Já os suplementos de silício orgânico estão disponíveis em cápsulas e em solução oral e ainda não há consenso sobre a quantidade recomendada. Mas, em geral, recomendam-se 15 a 50 mg por dia.

Funções do silício no organismo

  • Fortalece as unhas
  • Importante para a pele e o cabelo
  • Regulação do metabolismo
  • Síntese de colágeno
  • Previne o envelhecimento precoce
  • Essencial para a saúde óssea

Alimentos ricos em silício

Frutas

De modo geral, a maior parte das frutas contém silício em sua composição. Além disso, são fonte de fibras, vitaminas e outros minerais também essenciais para a saúde. Algumas frutas especialmente recomendadas para aumentar a ingestão de silício são: banana, maçã, manga, tangerina, laranja e abacaxi, assim como as frutas secas, como o damasco, tâmara e ameixa.

Legumes e verduras

Legumes e verduras são excelentes fontes desse mineral. Em especial, alimentos como cenoura, beterraba, folhas verdes e abóbora são indicados como parte de uma dieta rica no mineral. 

Leguminosas e oleaginosas

Ainda, as leguminosas, como lentilha, soja, feijão e grão-de-bico são ótimas fontes. Não só, as oleaginosas – em especial a amêndoa, também contêm grande quantidade em sua composição.

Cereais

Aveia, cevada, centeio, arroz integral e companhia são uma boa maneira de acrescentar silício na dieta. Além disso, cereais integrais são fontes de fibras, o que beneficia a digestão e aumenta a saciedade, atuando assim a favor do emagrecimento saudável.

Plantas medicinais 

A cavalinha, bem como a manjerona são grandes fontes desse importante mineral. Por isso, elas podem desde ajudar na firmeza da pele a até mesmo prevenir graves doenças. 

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Por quanto tempo tomar glutamina
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar glutamina?

Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado

mulher correndo ao ar livre em uma ponte em cima de um rio
Bem-estar Movimento

Quando aumentar a distância na corrida?

Sente que os treinos estão ficando cada vez mais fáceis de completar? Talvez seja a hora de aumentar a distância na corrida. Entenda

Alimentação e hipertensão
Alimentação Bem-estar Saúde

Alimentação e hipertensão: o que priorizar e o que evitar?

O ideal é utilizar temperos naturais, como ervas e especiarias. Veja outras dicas