Semaglutida funciona para tratamento da obesidade em adolescentes

Saúde
08 de Novembro, 2022
Semaglutida funciona para tratamento da obesidade em adolescentes

A semaglutida (nome comercial Ozempic), medicamento injetável já aprovado nos Estados Unidos para o tratamento da obesidade, mostrou-se eficaz também para adolescentes que precisam perder peso e diminuir o risco cardiovascular.

Foi o que apontou um estudo publicado recentemente no New England Journal of Medicine e apresentado na Obesity Week, a maior conferência internacional sobre obesidade que acontece em San Diego, na Califórnia.

Semaglutida para adolescentes: como funcionou a pesquisa

No ensaio clínico multicêntrico de fase 3, 201 adolescentes (idades entre 12 e 18 anos) com obesidade (peso médio de 107,5kg) foram divididos em dois grupos: uns receberam a substância uma vez por semana durante 68 semanas, enquanto outros receberam um placebo no mesmo período.

Os participantes também tiveram orientações sobre nutrição saudável e atividade física. A Novo Nordisk, fabricante do medicamento, financiou o estudo.

Como resultado, os pesquisadores puderam concluir que os jovens que aplicaram a semaglutida tiveram uma redução de 16,1% no IMC (índice de massa corporal) e perderam em média 15,3kg. Por outro lado, os participantes do grupo de controle aumentaram o IMC em 0,6% e ganharam cerca de 2,4kg.

Vale lembrar que, no Brasil, a semaglutida é originalmente prescrita para o diabetes. E aguarda a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o tratamento da obesidade. Contudo, uma utilização muito comum do medicamento acontece de forma off label (quando se receita um remédio com finalidade diferente daquela vista na bula). A Novo Nordisk afirma que “não endossa ou apoia a promoção de informações de caráter off label“.

Leia também: Ozempic para emagrecer: especialista explica riscos da trend do TikTok

Como funciona a semaglutida?

Para entender melhor como a semaglutida age, vale saber que quando comemos, nosso organismo libera uma substância que leva o nome de GLP-1. Essa molécula, por sua vez, tem as funções de otimizar a secreção de insulina pelo pâncreas, induzir o estômago a funcionar de modo mais devagar e diminuir a sensação de fome. Contudo, sua ação é extremamente rápida: ela fica apenas um minuto e meio circulando pelo corpo.

A semaglutida, então, tem a capacidade de se “disfarçar” de GLP-1, promovendo os mesmos benefícios da molécula — assim como a sibutramina e a liraglutida, que já receberam aprovação para uso contra a obesidade no Brasil.

Administra-se o remédio com injeções subcutâneas (embaixo da pele) uma vez por semana. A versão em comprimidos já existe, mas não está disponível no Brasil. Desse modo, a semaglutida cai progressivamente na corrente sanguínea, onde enzimas presentes no corpo a quebram (as mesas que metabolizam proteínas e peptídeos). Então, ela age e, por fim, sai por meio da urina.

Semaglutida para adolescentes

Apesar dos resultados promissores do estudo, algumas ressalvas a respeito do uso do Ozempic (ou semaglutida) precisam ser feitas. Isso porque o remédio faz sucesso nas redes sociais (principalmente no TikTok) por conta dos “milagres” promovidos com relação à perda de peso.

Contudo, é sempre bom lembrar que, no Brasil, a Anvisa ainda não aprovou o Ozempic para o emagrecimento. E qualquer uso do medicamento (não importa o objetivo) só deve ser prescrito e acompanhado por um médico, uma vez que há riscos de efeitos colaterais e doses exageradas da substância.

Por fim, são necessários mais estudos acerca do assunto, e os remédios para emagrecer devem ser combinados com mudanças duradouras no estilo de vida, como alimentação saudável e prática regular de atividade física.

Leia também: Posso trocar ovo por albumina na dieta? Especialista responde

Referência: Once-Weekly Semaglutide in Adolescents with Obesity.

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas

corredor abaixado segurando a perna aparentemente com dor
Bem-estar Movimento Saúde

Será que eu estou com canelite? Médico destaca principais sinais

A condição é uma das principais preocupações entre os corredores. Ortopedista explica como identificar os sintomas característicos da canelite