Posso trocar ovo por albumina na dieta? Especialista responde

Alimentação Bem-estar
17 de Agosto, 2022
Posso trocar ovo por albumina na dieta? Especialista responde

Ovo ou albumina? Essa é uma questão para alguns usuários da rede social TikTok, que fizeram vídeos com a dica de trocar o alimento pelo suplemento alimentar caso a pessoa esteja enjoada de comer o primeiro todos os dias. Mas será mesmo que a prática vale para todo mundo? Fomos perguntar a uma especialista — confira o que ela diz:

Leia também: Melhor horário para comer proteína se você quer ganhar massa muscular

Primeiramente, o que é a albumina?

De acordo com a médica nutróloga Dra Marianna Magri, titulada pela Associação Médica Brasileira e pelo Colégio Brasileiro de Radiologia, trata-se de um suplemento alimentar à base de uma proteína globular. Ela é sintetizada naturalmente pelo fígado humano, e está presente especialmente no sangue.

“É extremamente rica em aminoácidos essenciais como isoleucina, triptofano, histidina, metionina, fenilalanina, leucina, lisina, treonina e valina”, complementa a especialista. Também é muito conhecida como a proteína da clara do ovo, já que pode ser encontrada em grandes quantidades no alimento.

A albumina é essencial para a saúde sanguínea, por isso, na medicina, geralmente indica-se para pacientes em estado grave, uma vez que ajuda na recuperação da pressão coloidosmótica plasmática. Isso se dá principalmente em casos de hepatopatias, ou seja, doenças que afetam o fígado.

Além disso, a profissional também destaca seu uso por pessoas que apresentam problemas nas funções metabólicas, têm dificuldade na recuperação e no aumento da massa muscular, possuem desnutrição ou realizam atividades físicas muito intensas.

Leia também: Quer ganhar massa muscular? Coma carboidratos!

Podemos trocar o ovo pela albumina?

Apesar de trazer benefícios para quem deseja aumentar os músculos, Marianna Magri explica que não é interessante trocar o ovo pela albumina. “O suplemento deve ser usado apenas como um complemento, pois possui somente 54% do total proteico da clara do ovo. Enquanto a clara do ovo concentra todo o potencial dos aminoácidos essenciais e de água em sua composição”, ela diz.

Sem contar que é muito importante consultar um nutricionista antes de incluir suplementos no cardápio. Afinal, o que funciona para uns, pode não dar certo para outros.

“O consumo em excesso da albumina pode até causar problemas. Por exemplo, gases, diarreia e, em casos mais graves, pode sobrecarregar os rins. É importante que o consumo desse suplemento tenha a orientação de um profissional especializado”, finaliza a especialista.

Fonte: Dra Marianna Magri, médica nutróloga titulada pela Associação Médica Brasileira e Colégio Brasileiro de Radiologia.

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Amanda Panteri
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em alimentação saudável.

Leia também:

Por quanto tempo tomar glutamina
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar glutamina?

Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado

mulher correndo ao ar livre em uma ponte em cima de um rio
Bem-estar Movimento

Quando aumentar a distância na corrida?

Sente que os treinos estão ficando cada vez mais fáceis de completar? Talvez seja a hora de aumentar a distância na corrida. Entenda

Alimentação e hipertensão
Alimentação Bem-estar Saúde

Alimentação e hipertensão: o que priorizar e o que evitar?

O ideal é utilizar temperos naturais, como ervas e especiarias. Veja outras dicas